Notícias

De aprovação no vestibular à primeira colocação em pódios: confira as conquistas dos alunos do Sesc Cidadania

Jovens são destaques no âmbito estadual, nacional e internacional


O Centro Educacional Sesc Cidadania, em Goiânia, atualmente, conta com mais de 2.100 alunos matriculados. Além da grade curricular obrigatória, os estudantes são incentivados a participarem de competições esportivas e olímpiadas estudantis, tornando-se destaques no âmbito estadual, nacional e internacional.

Prova disso é que em 2021, os alunos do Sesc Cidadania conquistaram 20 medalhas no concurso Canguru de Matemática. Essa é a maior competição anual de Matemática do mundo, com participação de mais de 80 países. Os alunos conquistaram 3 medalhas de ouro, 3 medalhas de prata, 14 medalhas de bronze e 53 menções de honra ao mérito.

Também em 2021, o jovem Fernando Filho, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou o segundo lugar na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Da mesma forma, os alunos Nicole Lissa, 2ª série do Ensino Médio, Frederico Garcez, 3ª série do Ensino Médio, e o professor de física Fernando Takeo, receberam o certificado de participação da Olímpiada.

A OBA, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), é uma das mais tradicionais olimpíadas ofertadas aos estudantes brasileiros. O principal objetivo da competição é despertar o interesse dos alunos pela Astronáutica, Física e Astronomia, por meio de uma metodologia lúdica e cooperativa.

Os jovens do Sesc Cidadania também conquistaram, em 2021, o primeiro lugar, em Goiás, no Desafio Nacional Acadêmico (DNA). A competição voltada para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio é dividida em 3 fases. As equipes resolveram desafios e questões abordando 11 áreas de conhecimento. As 6 equipes do Sesc Cidadania que participaram do DNA chegaram na etapa final.

Esporte

No esporte, o destaque dos alunos do Sesc Cidadania não é diferente. A aluna Maria Vitória de Souza, atualmente, no 8° ano do Ensino Fundamental, é bicampeã goiana de xadrez na categoria rápido e blitz. Ela acumula troféus e vitórias, sendo a campeã do Sub 8 Feminino Estadual, Sub 10 Feminino Estadual, Sub 12 Feminino Estadual, Sub 14 Estadual e Sub 18 Estadual na modalidade clássica. Além disso, a jovem faz parte da elite do xadrez goiano e é considerada a melhor jogadora do estado.

Já a estudante Alanna Renovato, do 9° ano do Ensino Fundamental, é a atual campeã de ginástica rítmica solo dos Jogos Estudantis Fase Juvenil do Estado de Goiás. Ela foi ouro em três categorias: Bola, Maças e Geral. Seu sonho é ser integrante da Seleção Brasileira.

Vestibulares

Os resultados dos estudantes do Sesc Cidadania no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 2022, também merecem destaque. Mais de 20 alunos foram aprovados na Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo que quatro ficaram em primeiro lugar nos cursos de Nutrição, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica e Serviço Social.

Também há aprovações dos alunos do Sesc Cidadania no Instituto Federal de Goiás (IFG), na Universidade Estadual de Goiás (UEG), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), no Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), no Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia), e na Faculdade Senac Goiás.

O bom resultado é reflexo do desempenho dos jovens no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram 23 alunos com a nota acima de 800 na Redação, destes 13 eram alunos do cursinho pré-vestibular do Sesc Cidadania, o projeto Super Médio. A maior nota de redação foi da aluna Ana Beatriz com 980 pontos.