Notícias

Conheça os projetos pedagógicos da Educação Infantil do Sesc

Unidades de Anápolis e Goiânia já iniciaram o ano letivo de 2020


As aulas da Educação Infantil do Sesc Goiás iniciaram no dia 20 de janeiro nas unidades de Anápolis, Universitário e Faiçalville. Os projetos pedagógicos, previsto para este ano letivo, possuem o enfoque para os aspectos afetivo, cognitivo e social, na perspectiva sociointeracionista e construtiva.

Para o Sesc Goiás, os primeiros anos de vida repercutem para sempre no desenvolvimento humano. A Educação Infantil na instituição é destinada para crianças na faixa etária de 3 a 5 anos de idade. Neste ano, os trabalhos que serão desenvolvidos com os alunos têm como eixos as áreas do conhecimento como artes práticas de oralidade, leitura e escrita; natureza e sociedade; corpo e movimento; música e Matemática.

Construindo e fortalecendo vínculos

O ingresso na Educação Infantil é uma fase que exige um período de adaptação tanto das crianças, pais e professores. Durante o período letivo, as unidades irão realizar atividades diversificadas para receber essas crianças contemplado a interação e a socialização. Serão promovidos cantos de aprendizagens, brincadeiras recreativas, oficinas artísticas, contação de histórias, rodas de conversas e passeios pelas unidades, apresentando aos pequenos os espaços e as pessoas que pertencem ao lugar e assim promovendo maior segura no espaço escolar.

A Magia do Teatro

Este projeto tem como objetivo proporcionar às crianças a oportunidade de contato com os diversos segmentos da arte por meio do teatro, ampliando assim os conhecimentos e enriquecendo as experiências culturais das crianças.

A intenção dessa ação é que as crianças ampliem suas possibilidades de apreciar, discutir as características dos personagens, do enredo, do cenário e trilha sonora, permitindo que elas viajem num mundo de encantamento e fantasias.

Páscoa Solidária

Durante o mês de abril serão realizadas rodas de conversas e reflexões sobre o tema, atividades que estimulem a interação, criatividade, partilha e solidariedade entre as crianças por meio de oficinas culinárias de pão, apresentação teatral, brincadeiras e o lanche da partilha.

Álbum de família

Este projeto tem como objetivo homenagear os pais e buscar a reflexão sobre a família. Para isso serão desenvolvidas atividades diversificadas e programações especiais com oportunidade de interação, convivência e descontração entre pais, responsáveis e filhos.

Arrasta-pé da Educação Infantil  

Com o objetivo de resgatar as origens e a cultura dos vários cantos do país, neste ano o mês de junho será contemplado com rodas de conversas, pesquisas, brincadeiras, músicas e comidas típicas dos festejos juninos. A escola tem o compromisso de manter sempre vivas as tradições brasileiras.

Jogos da Educação Infantil

O objetivo dos Jogos da Educação Infantil, JOEDI, é envolver as crianças em atividades esportivas e resgatar valores, autoestima e integração escolar e social. Para isso, as crianças irão realizar estudos sobre as modalidades esportivas e suas histórias, além das competições entre elas.

Aulas de campo

As aulas de campos são para despertar nas crianças o interesse pelo estudo de forma agradável e prazerosa, oportunizando a vivência da prática daquilo que eles estudaram em sala. A aulas de campos são: pesquisas, entrevistas, palestras, visitas em loco, construções de jogos e outros.

Mostra de saberes

Ao longo do ano serão desenvolvidos projetos didáticos de acordo com os interesses das crianças em todas as turmas e no final do ano, serão realizadas a Mostra Pedagógica como forma de culminância dos projetos trabalhados.