Notícias

Conheça as oportunidades que um segundo idioma traz para você

Mais de 90% das empresas brasileiras demandam conhecimento em inglês, mas menos de 3% da população é fluente na língua


Você sabia que startups e empresas com funcionários que falam mais de um idioma possuem melhores oportunidades de expandir o seu negócio? Sabia que pessoas que falam mais de um idioma também possuem melhores oportunidades de emprego e de salário? Este é o tema do Momento Sesc Saber de hoje. 

Segundo um artigo da revista Exame, 91% das empresas brasileiras demandam conhecimento em inglês, porém menos de 3% da população são fluentes na língua. “As pessoas que dominam um segundo ou terceiro idioma possuem várias possibilidades no mercado de trabalho e também no campo acadêmico. No mercado de trabalho, têm a possibilidade de encontrar um trabalho fora do Brasil mesmo morando no Brasil. Ou seja, você pode ganhar em dólar ou euro sem precisar se mudar do Brasil. Você também pode conseguir empregos aqui no país que lidam com mercados internacionais”, afirma a gerente da Escola de Idiomas Sesc Senac, Carolina Maiara.

As oportunidades citadas pela gerente são reais, conforme mostram artigos recentes publicados pelo CanalTech e pelo Estado de São Paulo. Os dados mostram que o aumento da procura de empresas estrangeiras por profissionais brasileiros se dá pela alta do dólar e pela instituição do home office, que acabou sendo impulsionado pela pandemia. Das 60 vagas abertas em uma startup, por exemplo, todas exigem fluência em inglês e podem oferecer até o dobro do salário se comparado à remuneração do mercado nacional.

Já para quem está de olho na área acadêmica, dominar uma segunda ou terceira língua é fundamental para pleitear bolsas de estudo para mestrado, doutorado e PhD.  “Existem muitas oportunidades de bolsas internacionais, inclusive específicas para brasileiros, que ficam sem subsidiar as vagas porque os alunos infelizmente não dominam os testes e não dominam a parte escrita do idioma”, informa Carolina. 

Além disso, dominar outros idiomas abre portas para intercâmbios culturais, como explica a gerente: “Empresas como Rotary e outras organizações oferecem intercâmbios para adolescentes e jovens morarem em casas de famílias que falam outro idioma, para terem a experiência cultural com a língua, para irem à escola ou à universidade. Ou seja, quem domina vários idiomas tem várias oportunidades pelo mundo.”

Quando começar

Segundo a gerente da Escola de Idiomas Sesc Senac o ideal para aprender uma segunda língua é começar na infância, pois as crianças possuem uma habilidade de captação e aprendizagem muito altas. “Assim como elas aprendem o português de uma forma natural, imergindo em outra língua elas também conseguem ter uma boa fonética, uma boa dicção. Sem contar que as crianças que começam a estudar um segundo idioma cedo possuem mais possibilidades de debates e diálogo, elas têm mais tolerância às diferenças porque aprendem a lidar com pessoas que falam diferentes idiomas, que têm diferentes culturas e diferentes situações”, destaca Carolina Maiara. 

No entanto, caso a pessoa não tenha tido a oportunidade de iniciar os estudos na infância, isso não é um problema. “Com a nossa metodologia todo mundo é capaz de aprender um novo idioma”, garante a gerente. 

Com Carolina foi assim, ela entrou para um curso de Inglês aos 12 anos. Mais que aprender um novo idioma para viajar por todo o mundo, ter domínio de uma segunda língua possibilitou que ela mudasse de carreira. 

“Fiz um intercâmbio para Toronto quando estava na minha primeira faculdade, na área da tecnologia. Foi nessa ocasião que comecei a dominar a língua e a cultura. Após retornar a Brasil, morei mais 2 anos em Nova York, onde trabalhei e estudei. Quando voltei, decidi mudar vida pois vi que a área da tecnologia não era o que eu gostava. O que eu gostava mesmo era do idioma e de dar aula. Entrei para o curso de Letras na UFG [Universidade Federal de Goiás], comecei a dar aulas, entrei aqui na Escola de Idiomas Sesc Senac como coordenadora e hoje sou gerente da Escola”, conta.

Escola de Idiomas Sesc Senac

A Escola de Idiomas Sesc Senac em Goiânia está localizada no Jardim América e oferece alemão, espanhol, francês e inglês. Nas unidades do interior em Jataí, Rio Verde e Itumbiara, a Escola oferece inglês.  

Para quem possui o cartão Sesc atualizado o valor da mensalidade é R$ 190. Para quem não tem o cartão, são somente 5 parcelas de R$ 265. “Diferente das outras escolas, que normalmente cobram 6 parcelas por semestre”, afirma Carolina.  

Em Jataí, Rio Verde e Itumbiara os valores são diferenciados por serem unidades do interior. 

As matrículas para o próximo semestre estão abertas para crianças a partir de 6 anos. Matrículas pelo site do Senac Goiás (go.senac.br).