Notícias

30ª Caminhada Ecológica é concluída com banho dos atletas às margens do Rio Araguaia

Impulsionados por grande emoção, os participantes finalizaram o percurso de 310 km com a chegada em Aruanã


Determinação, foco e muita superação são as palavras que definem o sentimento dos atletas que participaram da 30ª edição da Caminhada Ecológica. A causa é nobre: a luta pela conscientização para a preservação do meio ambiente, em especial do Cerrado e do Rio Araguaia. Do dia 25 a 29 de julho, 30 atletas, sendo 21 homens e nove mulheres, realizaram o grande desafio de percorrer 310 quilômetros em uma caminhada intensa por 11 cidades do estado de Goiás, andando aproximadamente 60 quilômetros por dia.

Os participantes saíram do município de Trindade, passaram por Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Cidade de Goiás, Faina e Araguapaz até chegar no destino Aruanã. Neste ano, a caminhada completou 30 anos e a temática escolhida foi “Todos pelo Cerrado”, com o intuito de lembrar que a responsabilidade de cuidar do bioma é uma missão de cada indivíduo, que deve ser feita por meio de atitudes que respeitem e evitem a degradação da fauna e da flora.

Durante a chegada em Aruanã, no dia 29 de julho, a emoção tomou conta dos atletas, fazendo o sangue correr mais forte nas veias, o suor causado pelo sol forte escorrer pelo corpo com mais intensidade e a produção de adrenalina alcançar o seu mais alto nível. No destino, às margens do Rio Araguaia, o tão esperado salto nas águas em meio ao pôr do sol fez com que todo o cansaço e as dores fossem esquecidos, dando lugar à euforia de poder concluir o inóspito trajeto, cheio de percalços, como calor intenso no dia, clima seco e frio durante as madrugadas.

Para a atleta, Rosana Correa Costa, andar esse percurso tão longo tem uma motivação muito especial. “Andamos tudo isso por causa da preservação do Rio Araguaia. São 310 km por um objetivo, pois em Goiás a nossa riqueza é o Rio Araguaia e as pessoas precisam parar de jogar lixo nas nossas praias e ainda melhorar muitas atitudes”, destaca.

Segundo ela, completar o percurso da Caminhada Ecológica é o sonho de cada atleta. Rosana já participou de 13 edições e conta que a emoção de pular no rio faz com que as dores acabem. “Tenho 61 anos e não tive lesão e nenhum problema e estou bem. Nos anos anteriores em que participei, as pessoas não respeitavam a gente na estrada, hoje eles aplaudem, falam ‘tchau, ‘vai com Deus’, dão apoio dizendo ‘vocês vão chegar lá’ e incentivando a gente”, celebra.

De acordo com o diretor regional do Sesc, Leopoldo Veiga Jardim, é motivo de grande alegria que o Sesc faça parte dessa missão. “Nós, do Sesc estamos orgulhosos por integrar uma causa tão nobre em prol da conscientização para a preservação do nosso Cerrado. Que este evento grandioso se perpetue levando adiante a mensagem de proteção do meio ambiente para as futuras gerações”, frisa. A Caminhada Ecológica é realizada pelo Sesc Goiás, juntamente com o Jornal O Popular.