Notícias

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022 farão lançamento em Goiás

O lançamento será realizado em quatro unidades e faz parte da programação do Departamento Nacional


Entre os dias 21 e 24 de junho, Taiane Santi Martins e Pedro Augusto Baía, vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022, estarão em Goiás para uma roda de conversa nas unidades selecionadas. O evento é uma realização do Departamento Nacional, que tem como objetivo incentivar e promover a circulação de obras literárias.


Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso busca identificar novos escritores, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de inclui-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre porta do mercado editorial aos estreantes.

 

As obras vencedoras são publicadas e distribuídos pela editora Record, e os novos autores têm a oportunidade de percorrer todo território nacional fazendo o lançamento. Desta forma, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.


 

Vencedores 2022


Por meio do conto, Corpos benzidos em metal pesado, do escritor Pedro Augusto Baía, narra as vivências e peculiaridades da região norte do Brasil, como a industrialização, a precarização das cidades, a violência com os desfavorecidos, a desigualdade, entre outros assuntos.

 

A outra obra vencedora foi Mikaia, um romance escrito por Taiane Santi Martins. O enredo transita por temas como o corpo, a dança e a violência contra a mulher, a guerra, a construção da memória e a identidade cultural, além de discutir o olhar do Brasil sobre a cultura moçambicana, já que Mikaia vive o dilema de se sentir brasileira ao mesmo tempo que precisa reaprender o que significa ser moçambicana.


 

Confira a programação de lançamento dos livros Corpos benzidos em metal pesado e Mikaia:


Dia 21

Horário: 8h

Local: Colégio Estadual Assis Chateaubriand


Dia 22

Horário: 9h

Local: Sesc Universitário


Dia 23

Horário: 14h

Local: Sesc Jataí


Dia 24

Horário: 16h

Local: Sesc Centro