Notícias

Sesc Universitário realiza contação de histórias no Hospital Araújo Jorge

Ação acontece até novembro na área pediátrica do local


Levar sorrisos e amor, por meio da literatura. Esse é o objetivo do Sesc Universitário com a ação “Histórias para curar” na ala pediátrica do Hospital Araújo Jorge. Até o mês de novembro, o Sesc levará grupos de contadores de histórias que encenarão as obras da biblioteca da unidade. Serão ao todo 18 apresentações.

As primeiras contações de história ocorreram em março e foram apresentadas pelo o Grupo Conta Aí. São duas sessões por mês e todas acompanhadas pela bibliotecária do Sesc Universitário, Lorena Michelly.

De acordo com a bibliotecária, a literatura escrita e oral são fortes aliados para o alcance do bem-estar mental do ser humano e possibilita que o paciente viaje até o mundo da imaginação, deixando por alguns instantes a realidade que o cerca.

“A gente chega aqui e é um lugar bem tenso para nós, mães de crianças com câncer, e chegar aqui e ver essa alegria é ótimo, porque esquecemos um pouco do que estamos passando”, afirmou a caixa Janielli Alves dos Santos, mãe da Heloísa Damascena, de 8 anos, que está em tratamento para Leucemia.  

Para a Heloísa, a melhor parte da contação de história foi a dança, porque ela sonha em ser dançarina quando crescer. “Eu gosto de dançar e brincar”, contou.  Já para a Ana Júlia Fernandes, de 10 anos, a música foi o que mais te encantou na apresentação. Ela está aguardando um transplante de medula óssea que será realizado, em breve, em São Paulo.

Adereços, figurinos coloridos e brinquedos são usados durante as apresentações para chamar atenção dos pacientes, familiares e funcionários do hospital. Ademais, todos são convidados para interagir com a história e deixar o momento mais alegre e descontraído. Para isso, todos os protocolos de biossegurança estão sendo cumpridos.