Notícias

Sesc Jataí promove oficina de turbantes em comemoração ao dia da Consciência Negra

Evento contou ainda com troca de vivências e desfile


Para comemorar o Dia da Consciência Negra, data que simboliza a importância do reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira, a unidade Sesc Jataí promoveu uma oficina de turbantes aberta a comunidade. O evento, sediado no Centro Cultural Basileu Toledo França, contou ainda com troca de vivências e desfile. 

De acordo com a bibliotecária, Denise Eugênia, responsável por ministrar os ensinamentos, o tema foi escolhido por ser um forte símbolo da cultura afrodescendente. “Nós já havíamos realizado esta oficina na programação dos finais de semana da unidade. A comunidade gostou muito e com o sucesso da ação, veio o convite da Secretária de Cultura do para levarmos a atividade para o evento Novembro Negro, onde várias iniciativas e coletivos locais homenageiam, estudam e divulgam a presença do negro na contemporaneidade mostram seus trabalhos e vivências. Contribuímos levando as técnicas de turbante, tendo em vista que a riqueza desse símbolo continua sendo repassada de geração a geração”, afirmou. 

Além de repassar diferentes técnicas de fazer o adereço, a oficina, que teve a participação de 40 pessoas, abordou contexto histórico de criação da peça para que os participantes pudessem entender mais sobre o significado que o turbante carrega.