Notícias

Sesc Goiás e UBE realizam Simpósio: 200 anos de Dostoiévski

Evento é gratuito e será no Teatro do Sesc Centro


O Teatro Sesc Centro recebe, nos dias 28 e 29 de agosto, das 18h às 20h, o Simpósio: 200 anos de Dostoiévski. No primeiro dia, o evento de literatura contará com a palestra da professora Elena Vássina, já no segundo dia as palestras serão com o autor e escritor Maurício G.Richi e o autor e escritor José Donizate Fraga. Para participar é preciso fazer a inscrição online, clique aqui. A programação é gratuita.

O objetivo do Simpósio é de divulgar a obra do escritor Fiódor Dostoiévski (1821-1881), por meio de palestras e debates, com a participação de renomados estudiosos do tema. O evento é uma realização do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás com a União Brasileira de Escritores (UBE) Seção Goiás, com o apoio cultural de O Popular, Academia Goianiense de Letras (AGnL) e apoio de marketing da empresa Kallas Mídia Out of home.

De acordo com o presidente da Fecomécio Goiás, Marcelo Baiocchi, é uma honra estar ao lado da UBE na realização do evento. “Estimular e fomentar a cultura é primordial para a criação de uma sociedade mais informada, madura e desenvolvida. Estamos muito felizes em receber os escritores em nossa casa”, ressalta.

Para o diretor do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o simpósio é uma ação que democratiza o acesso à literatura. “Um dos objetivos do Sesc Goiás é fomentar a arte em seus diversos segmentos e promover acessibilidade. Tenho certeza que serão dois dias de muito aprendizado e ensinamento”, afirma.


Minibiografias dos palestrantes:

Elena Vássina é pesquisadora e ensaísta russa, formada na Faculdade de Letras da Universidade Estatal de Moscou Lomonóssov (MGU). Elena tem o título de Mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Estatal de Moscou, de Doutorado em História e Teoria de Arte e Pós-doutorado em Teoria e Semiótica de Cultura e Literatura pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte (Rússia). Ela é organizadora, autora e tradutora dos livros “Tipologia do simbolismo nas culturas russa e ocidental”, “O cadáver vivo”, de L. Tolstói, “Liev Tolstói: Os últimos dias”, “Teatro russo: literatura e espetáculo”, “Stanislávski: Vida, obra e Sistema”, “Eugênio Onêguin”, de A. Púchkin, entre outros. Foi finalista do prêmio Jabuti e do prêmio Aplauso Brasil. Atualmente trabalha como professora dos cursos de graduação e de pós-graduação da USP, participando nos projetos da pesquisa em Literatura e Cultura Russa e orientando mestrandos e doutorandos.

Maurício G. Righi

Graduado em História pela USP e mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre a relação entre religião e cultura no universo arcaico. Doutorando em Ciências da Religião pela PUC-SP, é pesquisador da pré-história e do mundo antigo. Integra o NEMES (Grupo de Pesquisa em Ciências da Religião da PUC) e mantém um grupo de estudos sobre a obra e o pensamento de René Girard. Escreve e faz traduções em crítica social, história, antropologia, filosofia, exegese bíblica e teologia. De sua autoria, a É Realizações Editora já publicou Theodore Dalrymple – A ruína mental dos novos bárbaros e, neste ano de 2023, acaba de lançar O Sábio de Malvern Hills - O espiritualismo histórico de Christopher Dawson.


José Donizete Fraga

José Donizete Fraga, Mestre em Literatura e Crítica Literária e escritor. É autor de A Estética da Dissonância em Fiódor Dostoiévski, Memórias da Diáspora e Cantos Subterrâneos, dentre outras obras.