Notícias

Sesc Goiás é parceiro do Governo de Goiás na realização da 22ª edição do FICA

Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de 2021 está previsto para acontecer entre 14 e 19 de dezembro, em formato híbrido


O Sesc Goiás firmou uma parceria com o Governo de Goiás para a realização da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que em 2021 acontece de 14 a 19 de dezembro, em formato híbrido. Seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos por autoridades sanitárias, a programação diversificada e gratuita terá foco em temas sobre a cidade de Goiás, antiga Vila Boa, que sedia o evento. 

O Fica é um dos mais importantes projetos culturais do Estado. “Estávamos com saudade de voltar a essa vida. Graças a Deus fazemos as coisas no tempo certo, sem atropelos e priorizando aquilo que é fundamental: vidas”, afirmou o governador Ronaldo Caiado ao destacar que todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 serão respeitados.

Segundo ele, a responsabilidade do festival é mostrar às pessoas o compromisso com o meio ambiente e o que é importante para a nossa sobrevivência. “O fator limitante para o nosso crescimento é se não tivermos responsabilidade na preservação das nossas riquezas, principalmente da água, que é o nosso maior desafio nos próximos anos”, asseverou. “O Fica é uma forma de aprendizado, e temos o compromisso de mostrar às futuras gerações que podemos recuperar muita coisa”, completou.

Presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, disse que é uma honra para a instituição apoiar o Fica. “Muito nos orgulha essa parceria com o governo de Goiás em um evento da maior importância para a cultura e o meio ambiente nacional. O Sesc Goiás vai investir mais de 300 mil reais, recurso que abrange toda a programação do festival, e encerraremos com um grande show de Renato Teixeira”, afirmou. “Temos entendimento da nossa missão de apoiar todas as ações do poder público para melhorar nosso Estado”, frisou.

O diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destacou que a Cultura é uma prioridade do Serviço Social do Comércio. “Essa parceria firmada com o governo de Goiás vem num momento de retomada da cultura em todo o Estado. Desde o início da pandemia o Sesc vem desenvolvendo ações para alavancar esse setor e participar ativamente do Fica 2021 reforça o nosso compromisso em investir e apoiar a cultura e os artistas goianos, na certeza de que estamos contribuindo com o presente e o futuro da nossa gente”, destacou.

Atividades

Em virtude da pandemia de Covid-19, esta edição será em formato híbrido, com temas diversificados e focados na cidade de Goiás, o que é possível graças ao avanço da vacinação. Todas as exibições de filmes serão on-line, disponibilizadas no site do Fica e também no canal do YouTube da Secult Goiás. Já os shows e as atividades paralelas serão presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

A programação é gratuita e contará com shows de artistas locais, apresentações culturais, oficinas, feiras, workshops, além de exibição de filmes de curtas e longas-metragens. No roteiro estão as mostras: oficial competitiva, Becos da Minha Terra (cidade de Goiás), José Petrillo, Washington Novaes, do Cinema Goiano e de Videoclipes. A cerimônia de encerramento terá como atração o cantor e compositor Renato Teixeira.  

Premiações

As inscrições para filmes participantes da 22ª edição do Fica começam nesta terça-feira (26). A mostra Oficial Competitiva terá premiações que variam de R$ 10 mil a R$ 30 mil.

O Fica é um dos principais festivais de cinema nacional e visa propagar as potencialidades de Goiás para o mundo, com destaque para o meio ambiente. O festival exibe e premia obras em vídeo e película cuja temática é a defesa da qualidade de vida na Terra. Em vinte anos, teve como palco fixo a cidade de Goiás.