Notícias

Sesc GO e Prefeitura de Goiânia lançam projeto que beneficiará artistas goianos

Credenciamento da classe artística no “Claque” começa no dia 1º junho. Todo processo será online e beneficiará também pessoa física


O Sesc Goiás e a Prefeitura de Goiânia lançam na manhã desta quarta-feira (19), às 9h, o projeto Claque, voltado a artistas goianos . A ação visa selecionar e contratar as apresentações dos profissionais que foram prejudicados por causa da pandemia. Todo o processo de credenciamento acontecerá de forma online, o que possibilitará a participação de artistas de todo o estado. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente do dia 1º a 13 de junho. Clique aqui e confira o edital. 

A solenidade acontecerá no Sesc Centro e contará com a presença do presidente da Fecomércio, Sesc-Senac, Marcelo Baiocchi, o diretor do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, do prefeito de Goiânia Rogério Cruz, da primeira-dama Thelma Cruz, e do secretário de Cultura, Zander Fábio. Haverá ainda uma apresentação do Quinteto da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

De acordo com a pesquisa “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil”, promovida pelo Sesc em parceria com pesquisadores, gestores públicos e instituições do segmento, a perda total de renda entre profissionais dos setores cultural e criativo, em virtude da pandemia de Covid-19, foi de 45,7%. A pesquisa também aponta que 72% dos artistas participantes da mesma, estão na cena como Pessoa física e apenas 28% como Pessoa jurídica (MEI). Assim, o Claque prevê também a contratação de Pessoa Física, o que não acontece em outros editais do projeto Ocupação Sesc.

Podem se credenciar ao Claque profissionais de arte e cultura em suas diversas manifestações e linguagens que obedeçam aos requisitos estabelecidos no edital. Serão selecionadas propostas de criação, fruição e formação com ênfase naquelas produzidas através das plataformas digitais que, por sua vez, serão disponibilizadas de forma virtual a partir de julho nas redes oficiais do Sesc Goiás. Todos os projetos selecionados/contratados deverão ser apresentados de forma virtual.

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 28 de junho e os selecionados irão se apresentar no Sesc entre julho e dezembro deste ano.

Fichas de inscrição para as categorias do edital: 

Para mais informações entre em contato:  culturasescgo@sescgo.com.br  telefones: 62 3933-1711/3933-1712/3933-1719