Notícias

Promovido pelo Sesc, Clube do Livro incentiva leitura e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos

Criado há 14 anos, encontros discutem obras literárias previamente selecionadas. Recentemente, o clube ganhou uma versão para crianças e adolescentes


Há 14 anos, no último domingo de cada mês, o Sesc Goiás promove encontros do Clube do Livro. Criado com o objetivo de criar um ambiente para discussão de obras literárias variadas, ampliar as formas de linguagem e formar leitores ecléticos, as reuniões do clube continuam ocorrendo presencialmente na biblioteca do Sesc Faiçalville. 

O próximo encontro será no dia 30 de janeiro, às 15h. O tema é “Livros que viraram filmes”. 

A bibliotecária Andrea Diniz, lembra que dentro do clube existem duas regras básicas: não se pode falar mal de livros que o leitor não tenha lido na íntegra e é proibido soltar qualquer tipo spoiler sobre os finais das obras. “Então para você criticar a obra, você tem que primeiro ter lido o livro inteiro e não se pode, de forma alguma, contar o final, porque muitas vezes você pode atrapalhar a experiência de leitura do outro”, explica Andrea. 

Ela afirma que o Clube do Livro é uma forma de ampliar a visão de mundo do leitor, que vai ler coisas diferentes do que está habituado, e que leva benefícios para toda a vida. “Isso traz benefícios na forma da argumentação, oratória, de interação com outras pessoas e até mesmo da ampliação de ponto de vista: porque você vê a coisa de um jeito, e como você expõe o que você achou tem oportunidade para que as outras pessoa que estão naquele encontro , colocarem as suas impressões também”, comenta.

Para participar das reuniões é necessário ter mais de 14 anos e ser um leitor fluente. Andrea lembra que não existe idade limite, mas é necessário estar ciente que quando você entra para um clube de leitura está se comprometendo em no mínimo de ler uma obra inteira para a reunião. 

Clube do Livro Teens

Para promover e incentivar a leitura também entre as crianças e adolescentes, o Clube do Livro ganhou um irmão: o Clube do Livro Teens. Voltado para pessoas entre 9 e 14 anos, os encontros ocorrem no último sábado de cada mês. A próxima reunião será no dia próximo dia 29 de janeiro, às 15h.

Nos encontros são discutidos livros infanto-juvenis de autores pré-selecionados. Para o primeiro encontro desse ano será trabalhada a obra da autora Ana Maria Machado. Andrea lembra que as regras são as mesmas do Clube do Livro original e que as crianças e adolescente podem pegar qualquer obra da autora para levar para a discussão. 

“A gente vai falar um pouco sobre a vida de Ana Maria Machado e também discutir os pontos de vista daquela obra para que elas já exercitem esse processo dialógico desde cedo. Também é interessante que as crianças e adolescentes aprendam desde cedo a ter outras percepções das obras que leem e que despertem interesse para lerem coisas diferentes”, afirma. 

Participação 

A participação no Clube do Livro é gratuita e presencial na biblioteca da unidade do Sesc Faiçalville. Os interessados devem entrar em contato pelo número de  whatsapp:3522-6350 ou pelo e-mail da biblioteca: biblioteca.faicaville@sescgo.com.br.

Segundo Andrea, a cada ano os temas são escolhidos para serem desenvolvidos durante os meses. “Como o clube persistiu por todos esses anos, as suas escolhas começam a se afunilar: a gente já passou por nacionalidades, trabalhamos autores específicos, gêneros literários, e nesse ano nós vamos trabalhar temas, não estará restrito nem a nacionalidade, nem a autor, nem a gênero, nós vamos trabalhar temas específicos que será votado pelo grupo”, comenta.