Notícias

Projeto Claque Retomada Cultural

Músicos, atores, cantores, profissionais de audiovisual, artes visuais e literatura podem se inscrever. Acesse aqui o edital


O Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás) abre nesta terça-feira (18) as inscrições para o projeto Claque – Retomada Cultural, com o objetivo de fomentar o cenário artístico goiano. No total, serão investidos R$20 milhões para o projeto que contempla as áreas de música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual literatura e áreas afins. Todas as apresentações acontecerão presencialmente nos municípios de Rio Verde, Luziânia, Jaraguá, Posse, São Miguel do Araguaia, Itumbiara, Cidade de Goiás e Goiânia. O projeto tem a parceria do Governo de Goiás por meio da Secretaria Estadual da Retomada (SER). 


Para participar é preciso ficar atento aos requisitos e prazos previstos no edital. Artistas de todo estado poderão se inscrever e no ato da inscrição será necessário escolher um dos polos para execução do projeto. Por exemplo, se o artista é de Goiânia, mas deseja se apresentar em Posse, deverá selecionar o polo desejado no formulário de inscrição.


O prazo de inscrições para o polo Goiânia se encerra no dia 04 de novembro de 2022. Já as Inscrições para os polos Jaraguá, Cidade de Goiás, São Miguel do Araguaia, Luziânia, Rio Verde, Posse, Itumbiara vão até o dia 15 de novembro de 2022.



Acesse o edital aqui

Errata do edital nº01/2022

Errata do edital nº02/2022

Errata do edital nº03/2022

Errata do edital n°04/2022

Errata do edital n°05/2022

Errata do edital n°06/2022

Errata do edital n°07/2022

Errata do edital n°08/2022

Errata do edital n°09/2022





Faça a inscrição aqui



Anexo I - Calendário 


Anexo II -  Autorização para participação de menor de idade 


Anexo III - Termo de autorização de uso de imagem e de voz


Anexo IV - Declaração de endereço comercial


Anexo V - Declaração de representação ou contrato de exclusividade 


Errata do Anexo V - Declaração de representação 


Anexo VI - Declaração de inexistência de vínculo institucional


Anexo VII - Termo de Adesão ao Credenciamento 


Anexo VIII - Roteiro musical/espetáculo de circo, dança ou teatro/filme


Anexo IX - Declaração de autoria de obra audiovisual 



Durante o evento de lançamento do Claque, realizado no Teatro Goiânia, no dia 17 de outubro, o presidente do sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, ressaltou que o projeto nasceu durante a pandemia. “Nós vimos as dificuldades que os artistas estavam passando pela falta de eventos e contratação, foi quando nós definimos, um evento pra ajudar e fizemos em 2021 um projeto com 600 artistas, que se apresentaram de maneira on-line, agora será realizado em oito municípios. Os milhões que estamos colocando aqui são muito pouco perto do que a cultura merece. Nós estamos e temos que fazer isso para que a nossa história não morra”, enfatizou.


O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ressaltou que essa é mais uma parceria de sucesso entre o governo de governo de Goiás e o Sesc. "Nosso trabalho tem dado certo porque todos os eventos que nós fazemos, pagamos e realizamos tudo dentro da programação. Eu fiz questão de estar aqui para reforçar o nosso compromisso com a cultura, já que a nossa parceria com o Sesc tem dado muitos resultados para o nosso Estado", destacou.


Conforme o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, “o Sesc Goiás, com a sua missão institucional, vai levar cultura para todo estado de Goiás nessa segunda edição do Claque de uma forma mais robusta com o apoio do governo de Goiás”, frisou.


O projeto “Claque – Retomada Cultural” é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.