Notícias

Produções goianas foram destaques deste sábado na programação do TeNpo 2022

Do drama a montagens infantis, o público pode conferir os talentos de Goiás, com apresentações em diferentes palcos da cidade


O penúltimo dia de programação da 17ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2022) foi uma oportunidade a mais para prestigiar os artistas goianos. As atrações goianas dominaram o sábado (18/6), marcadas por muitas gargalhadas, fascínio pela qualidade e sensibilidade dos espetáculos. 

O clássico Infantil “Histórias do Caixote”, encenado pela Du Caixote Cia de Teatro, abriu os trabalhos, às 14h. Com música cantada ao vivo e danças, o grupo criou um ambiente divertido e lúdico de entretenimento e alegria para as crianças e toda a família. Na trama, os personagens, de figurinos impecáveis, encontram um caixote e nele antigas histórias que são retratadas como mensagem e reflexões de vida em sociedade, meio ambiente,  saúde, educação e respeito. 

Mais tarde foi a vez da Cia de Teatro Nu Escuro, mostrar o “Dramas ao Cubo”, em duas sessões, às 16 e 18h, ao ar livre, na frente do Centro Cultural. Como o próprio nome sugere, a produção é composta por 6 caixas cênicas de teatro lambe-lambe, inspiradas em memórias, mitos, pessoas reais ou personagens clássicos da dramaturgia mundial.  A montagem é uma divertida experiência em um  mundo em miniatura, ficção se mistura com realidade, dentro de caixas que lembram a de antigas máquinas de retratistas lambe-lambe.

Também às 18h, no circo, montado no Setor Raizama, teve o “Show de Alegria”, do Grupo Teatral Limpando o Olho, com brincadeiras e várias acrobacias que fez o público voltar a ser criança por meio do universo circense.

De volta ao Centro Cultural, às 19h30, foi a vez de apreciar a peça “Distrito Zero”, da Sem Nome Cia de Teatro. Em um cenário todo inspirado nas obras surrealistas, o texto conta a história de um rapaz esquizofrênico que tem complexo de Édipo, mostrando um universo de embates psicológicos do personagem. Em cenas intensas, a obra leva a plateia a uma reflexão sobre a necessidade de entendimento deste mal que acomete tantas pessoas, mas que tem tratamento. 

Já no teatro Tatersal, finalizando à noite, teve o musical “Vamos a la praia”, do grupo Bastet,  um espetáculo de palhaço para adultos, que dialoga, em sua essência, com o poder do imaginário infantil.

Utilizando objetos inusitados, brincadeiras coletivas, números circenses, música e efeitos sonoros os personagens se divertem em um lindo dia ensolarado. A história é contada de forma a estimular a criatividade e resgatar a imaginação sem fronteiras.

Repeteco

Em meio a tantas opções de entretenimento, a companhia paulista Pé de Cana também deu o ar da graça com seu divertido “Xinfrim”, na Praça da Igreja Nossa Senhora da Piedade. O grupo tem se apresentado todos os dias na mostra, em diferentes pontos, levando alegria a público de todas as idades.

Gran finale

A programação do 17° TeNpo  encerra-se neste domingo (19/6), no teatro Tatersal, com a produção nacional  “Mulheres que nascem com os filhos”, estrelado pelas atrizes Samara Felipo e Carolinie Figueiredo.

A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com co-realização do Sesc Goiás e em parceria com a Prefeitura de Porangatu e Secretaria de Estado da Retomada. 


Secretaria de Estado de Cultura ( Secult) Governo de Goiás