Notícias

Penúltimo dia do Fica destaca ações concretas para o meio ambiente e valorização de cineastas vilaboenses

Inauguração do Rio Chapéu de Padre, exibição da Mostra Becos da Minha Terra e palestra internacional com ativista indiana são os destaques do quinto dia de Festival


O penúltimo dia do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) em 2021 foi marcado por importantes ações para a cidade de Goiás. A inauguração do projeto de restauração da nascente do Rio Chapéu de Padre e a exibição da Mostra Becos da Minha Terra foram os destaques deste sábado (18), com a marca da valorização dos patrimônios naturais locais e produtores vilaboenses. 

Neste sábado também ocorreu o encerramento de todas as oficinas e laboratórios, realizados de forma online, da área do audiovisual. O destaque do eixo ambiental ficou para a palestra internacional da ativista indiana Vandana Shiva, com o tema “Meio Ambiente e Sociedade: a monocultura da vida e as sementes de esperança".


Revitalização da nascente

A recuperação da nascente Chapéu De Padre, uma das ações concretas que ficarão para a posteridade na cidade de Goiás. O objetivo é estimular mudanças de comportamento da comunidade e na forma como os governantes lidam com as problemáticas envolvendo as questões ambientais  

No lançamento dessa primeira etapa da revitalização, autoridades da cidade de Goiás, e da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult Goiás), fizeram o plantio simbólico de mudas de árvores no local. 

De acordo com o secretário de meio ambiente do município de Goiás, Lucas Clementino, a intenção do projeto, além da preservação de uma das principais nascentes da cidade, é resgatar a importância que o local e o rio têm para toda a comunidade vilaboense.

“Essa é a primeira etapa do projeto, a gente visa trazer outras etapas implantando e ampliando a infraestrutura urbana nesse local. É um espaço que vai trazer bastante benefício para os moradores, escolas e toda comunidade, porque é uma nascente urbana de história, mas também é uma nascente muito forte que ajuda a compor as águas do Rio Vermelho”, frisou. 

O gerente de Fomento ao Audiovisual e Criatividade, da Secult Goiás, Wellington Dias, afirmou que a intenção é que uma nova etapa da recuperação seja feita em 2022 para que todo o local seja totalmente restaurado e finalizado. 


Mostra Becos da Minha Terra

Outro momento especial para os vilaboenses neste sábado de Fica foi a exibição presencial da Mostra Becos da Minha Terra, no Cine Teatro São Joaquim, com produções audiovisuais realizadas exclusivamente por moradores da cidade de Goiás. 

No total, foram selecionados seis filmes de curta metragem e gênero livre. Antes da apresentação da mostra, os produtores e diretores foram chamados até o palco para serem apresentados ao público presente. Familiares e amigos acompanharam de perto todos os filmes. 

A mostra continuará disponível no site do Fica até este domingo (19).

Becos da Minha Terra tem o intuito de apresentar a história da cidade e de seus moradores pela perspectiva de cineastas locais. Além disso, ela presta uma homenagem à história de Goiás que comemora em 2021 o aniversário de 20 anos do reconhecimento da cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.  


Oficinas e palestras

Este também foi o último dia de atividades online voltadas ao eixo do audiovisual. Depois de vários dias de um trabalho intenso, e muita troca de experiência, foram encerradas as oficinas “Laboratório de Roteiro de documentários” ; “Tecendo memórias em imagens e sons” e “Crítica cinematográfica”.

Já a área do meio ambiente teve como encerramento das atividades formativas uma palestra internacional da ativista Vandana Shiva, doutora em física quântica e fundadora da ONG Navdanya, que defende as plantações orgânicas, a biodiversidade de sementes e os direitos de agricultores e agricultoras. 


Shows

O fim das atividades deste penúltimo dia de festival ficou, mais uma vez, por conta das apresentações artísticas dos artistas vilaboenses.

Subiram ao palco do Cine Teatro São Joaquim, Lourany Cruz, que encantou o público com um repertório de música gospel, Ruth Castro e Paulo, com versões de clássicos do MPB e Marcos Francisco Souza, com o show Goiás in Samba, emocionado o público com versões de vários samba canção.

O penúltimo show da noite ficou por conta de Rafael Guerreiro, com o show “A Noite de um Violeiro”, levantando e empolgando  a plateia com modas de viola autorais e outros clássicos do estilo.

O encerramento dos shows de sábado ficou por conta do grupo Pequi Haze, que fez uma bela apresentação ao som de rock psicodélico.