Notícias

Peças teatrais e clássicos do rock marcam a abertura do Claque Retomada Cultural em Luziânia

Ao longo do dia passaram pelo palco mais de 20 artistas dos mais variados gêneros


O projeto Claque – Retomada Cultural chega na cidade de Luziânia sob o olhar de descoberta e aprendizado de diferentes formatos e gêneros, após quase dois anos sem incentivos culturais. A partir desta sexta-feira (13), até o próximo domingo (15), passarão pelo palco mais de 90 artistas goianos. Além dos shows musicais, a maratona conta com artes cênicas (teatro, dança e circo), audiovisual, artes visuais e literatura.

A solenidade de abertura contou com a presença de várias autoridades ligadas a secretarias e instituições envolvidas na produção do projeto. Abrindo o momento de falas a chefe de gabinete da Secretaria da Retomada, Lucyanna Marcella, falou sobre a importância do evento para o fomento da cultura local de Luziânia, “estamos contentes por esse dia aqui em Luziânia, levando cultura para todos, abraçando os artistas e a comunidade”, disse.

Iniciando as apresentações musicais do Claque, teve show com o cantor e compositor João Antônio Alves, com um repertório leve e poético, ele apresentou canções de autoria própria que encantou a plateia presente. Outro destaque do primeiro dia do projeto em Luziânia foram as contação de histórias, além das apresentações de circo, dança e teatro, que tiveram como objetivo incentivar o interesse das crianças pela arte e cultura.

Segundo o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, estamos cumprindo aqui o importantíssimo papel de apoiar e incentivar a cultura goiana. “O Claque está propiciando grandes oportunidades para o universo da arte. É, sem dúvidas, um grande presente para o público. O evento também tem relevância no aspecto econômico, já que aquece o turismo e amplia a economia da cidade”. Disse Leopoldo.

O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi, pontuou que o turismo e a economia foram altamente prejudicados pela pandemia da covid-19. Com isso, o Claque - Retomada Cultural visa criar oportunidades que gerem emprego e renda. “Através dos editais e a nossa curadoria, procuramos apresentar artistas de todos os cantos do estado. Investir em cultura é preciso”, completa.

O secretário da Retomada, César Moura, comenta sobre o papel do Estado em estimular o acesso à cultura. “Reconhecer os talentos goianos, dar oportunidade para que se apresentem e, ao mesmo tempo, permitir que o público prestigie as atrações gratuitamente, é uma missão que o Governo de Goiás tem levado muito a sério”. Afirma César.

O Claque - Retomada Cultural é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, e do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás).