Notícias

Maratona musical marca a abertura do Claque Retomada Cultural em Posse

Até domingo (5), os possenses poderão prestigiar mais de 30 atrações artísticas


Começou, na noite desta sexta-feira, o último polo contemplado pelo edital do Claque Retomada Cultural. O evento, que acontece de 3 a 5 de maio, é uma realização do Governo de Goiás, por  meio da Secretaria de Estado da Retomada e do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás), e tem como objetivo incentivar e fomentar a cultura goiana. A programação completa está disponível na landing page e no Instagram do Claque Retomada Cultural.

Iniciando a programação, na Praça da Liberdade, o Grupo de Theatro Arte e Fogo apresentou uma peça educativa para as crianças, levando uma mensagem de conscientização ambiental. Logo após, o público pôde prestigiar apresentações de dança, com a bailarina Thayline Muniz.

O prefeito de Posse, Helder Silva Bonfim, falou da importância da descentralização da cultura para movimentar a economia do interior goiano. “Esse projeto do governo, juntamente com  o Sesc, é de muita importância para o município. Por meio do Claque, estamos reativando todas as atividades econômicas que estavam paradas desde a pandemia”, pontuou.

Aconteceram cinco shows e o público cantou e dançou ao som de variados estilos musicais. O cantor Charles Valente abriu as apresentações musicais da noite, com um show em homenagem a Zé Ramalho. De acordo com Charles, é de extrema importância esse investimento nos interiores do estado. “Esse projeto veio na hora certa, trazendo um alento para nós artistas, que sofremos muito na pandemia. O evento está belíssimo. Enquanto artista, torço para que o projeto continue levando arte para outros municípios”, disse. 

Reta final

O projeto Claque Retomada Cultural está em sua reta final, Posse é a última cidade contemplada pelo edital. Ao todo, mais de 370 propostas artísticas já foram apresentadas no interior do Estado. 

Porém, nos próximos dias será lançado um novo edital, que contemplará a cidade de Anápolis. O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, falou da importância do Claque Retomada Cultural para a cultura goiana. “É com o sentimento de dever cumprido que chegamos em Posse, último polo contemplado nesta etapa do projeto. Que venham outros editais, para que possamos continuar fomentando a cultura em nosso estado”, frisou.

Para o diretor regional do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o apoio da população e das prefeituras estão sendo fundamentais para a realização do evento. “É gratificante ver que todos estão abraçando a causa.  Ficamos satisfeitos de estarmos cumprindo a nossa missão com êxito, que é levar arte e cultura para todos”, pontuou.

Segundo o secretário da Retomada, César Moura, a parceria com as prefeituras foi um dos pontos essenciais para o sucesso do Claque Retomada Cultural. "Os prefeitos e as equipes das secretarias municipais auxiliaram na divulgação e na mobilização dos goianos no interior, o que foi muito importante para o êxito do projeto", comentou.