Notícias

Grupo Teatro Público realiza espetáculo de intervenção no Centro de Goiânia

Com muito bom humor, atores interagiram com comerciantes e espectadores nas ruas da cidade


O Centro de Goiânia recebeu na tarde desta quarta-feira, 10, uma intervenção artística realizada pela Cia Teatro Público, de Minas Gerais. A apresentação faz parte da programação deste ano do Palco Giratório, que circula por todo o país. Promovido nacionalmente pelo Sesc, é reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas. O projeto intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. 

Esta foi a primeira visita do animado grupo mineiro à terra do pequi. Eles interpretaram "Naquele Bairro Encantado", um espetáculo de rua em que atores mascarados caracterizados como velhos trazem à tona histórias e hábitos do passado, propondo um jogo capaz de gerar grande curiosidade na população local. Dentro desse contexto, o público não é visto como mero espectador, mas sim como participante de um teatro que, de forma tácita e sutil, invadiu o cotidiano dos comerciantes e daqueles que circulavam pela região. A intervenção foi muito bem aceita, encantando adultos e crianças na capital. 

Proprietário de um restaurante na Rua 8, Gessiley Jesus Santiago, de 42 anos, ficou feliz em receber o grupo de idosos. Depois de tomarem o tão procurado cafezinho sem açúcar "para não atacar o diabetes", eles entoaram juntos na calçada do estabelecimento a linda canção "Meus Tempos de Criança", do sambista Ataulfo Alves. 

Gessiley falou sobre o impacto que ações como essas tem no dia a dia dos trabalhadores. "Acho muito importante o incentivo à cultura. Eu acho que um pouco de animação, um pouco de carisma, desse aconchego das pessoas é sempre bom. Principalmente para gente que é comerciante. A gente vive uma prisão nessa vida de comércio. Quando vemos algo diferente sempre achamos legal. Acho que deveria ter mais atividades culturais assim", afirmou. 

O grupo Teatro Público foi fundado no ano de 2011 e tem em seu repertório as criações "Naquele Bairro Encantado" (2011), "Saudade" (2014), "O Baile" (2017) e "Café Encantado" (2018). Atualmente é formado pelos artistas Diego Poça, Larissa Alberti, Luciana Araújo, Marcelo Alessio, Rafael Bottaro e Rafaela Kênia. A convite do projeto Palco Giratório, os atores estão em circulação nacional este ano realizando apresentações em diversos estados do país. 

 

Palco Giratório 

O Palco Giratório é um projeto consolidado no cenário cultural brasileiro e de importância especial para municípios do interior, cujas populações encontram mais dificuldade em acessar uma produção artística diversificada e continuada. A grande capilaridade do Sesc possibilita que todos os estados brasileiros recebam o projeto. Cada vez mais, alcança não apenas as capitais, mas também as pequenas cidades, descentralizando a arte e estabelecendo outras redes de circulação e intercâmbio. 

Além de espetáculos para todas as faixas etárias, uma vasta programação de oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras é realizada com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados – promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o país e gerando emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito. Os espetáculos selecionados pela curadoria têm como características a mistura de sotaques, as diferentes expressões artísticas e modos de criação. Apoiar manifestações artísticas voltadas para o desenvolvimento cultural e a democratização da cultura nacional é um compromisso do Sesc.