Notícias

Goiânia Mostra Curtas luta contra crise do cenário audiovisual e recebe inscrições de filmes de todo o Brasil

Festival segue para a sua 19ª edição, buscando recursos por meio de apoio e parcerias para tentar viabilizar atividades


Terminam na quinta-feira, 4, as inscrições para a 19ª Goiânia Mostra Curtas. Até o momento, mais de 700 filmes, entre ficção, documentário, animação e experimental, de várias regiões do Brasil já foram inscritos para o Festival, que acontece de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO), e tem o Sesc Goiás entre os parceiros.

 

Há quase 20 anos, os números comprovam que o esforço e a determinação de manter o Festival ativo têm alcançado resultados. Desde a primeira edição, em 2001, 1.951 filmes foram exibidos, em uma produção que já envolveu 2.080 profissionais, atingindo um público de 277.800 mil pessoas. A exibição de filmes chegou ainda aos bairros da capital de Goiás, onde foram realizados 50 eventos. Além disso, já foram contabilizadas 183 atividades, entre oficinas, painéis, debates e encontros.

 

Apesar do quadro preocupante de investimentos para o audiovisual no País, a Goiânia Mostra Curtas tem conseguido manter sua realização anual. Tudo graças ao apoio de parceiros que acreditam nessa relevante janela para diretores e produtores e lutam para que ela não se feche. “Goiânia Mostra Curtas não é diferente de outros festivais. Ele passa também por dificuldades de se concretizar em sua plenitude. Temos ainda problemas de orçamento”, pondera a diretora-geral do Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

 

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor para garantir a realização da melhor forma possível. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional do Cinema (Ancine), com apoio da Unimed, Sesi-GO, Sebrae-GO, Fecomércio-GO e Sesc.

 

Audiovisual luta contra crise

 

O cenário do audiovisual no Brasil e no estado não é dos melhores. Sem políticas públicas de incentivo, recursos e a paralisação das atividades da Agência Nacional de Cinema (Ancine), as produções brasileiras continuam chegando às telas do cinema, mas sem muitas perspectivas. A situação se tornou ainda pior com o fim dos recursos da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Em Goiás, não é diferente, tanto no âmbito municipal quanto no estadual.

 

Os mecanismos de fomento culturais, de um modo geral, enfrentam dificuldades, principalmente no que diz respeito à continuidade de políticas públicas e ao cumprimento de propostas e cronogramas. “Esses entraves têm acontecido em mecanismos como a Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, a Lei Goyazes e o Fundo de Cultura de Goiás, entre outros. Com atrasos e prorrogações, instabilidade, sem seguir leis e cronogramas, não há como garantir a efetiva continuidade e valorização do trabalho de produtores e artistas para a sociedade. Esse é o motivo principal da crise que vivemos hoje. Sem políticas públicas unificadas, em todas as esferas – federal, estadual e municipal –, se torna inviável manter o que foi construído ao longo de anos”, enfatiza Maria Abdalla.

 

Diante de todas essas incertezas, muitos festivais brasileiros, de pequeno, médio e grande portes, podem deixar de acontecer este ano. “Quando começamos com o Goiânia Mostra Curtas, eram cerca de 40 festivais no Brasil inteiro. Com as ações e políticas anteriores que possibilitaram a grande janela de produção, captação e difusão de filmes, chegaram a ser até cerca 300 festivais. Hoje, com os cortes de investimentos, percebe-se o desmonte do audiovisual. O número de eventos de mostras e festivais de cinema tem reduzido drasticamente”, analisa.

Na expectativa de que tudo se resolva, os recursos sejam pagos e os projetos executados, Abdalla reafirma a expressiva influência que os festivais têm nacionalmente. “No interior, na capital ou em qualquer região do Brasil, é preciso lembrar que a realização de um festival tem um impacto importante na valorização da cultura e na economia criativa, com capacitação de profissionais, geração de renda e emprego, além de difusão do produto e conteúdo audiovisual”, ressalta. O circuito nacional de festivais atrai, atualmente, quase 3 milhões de espectadores por ano para esta que é considerada uma vitrine natural e eficiente para a produção brasileira.

 

Goiânia Mostra Curtas

 

Reconhecido nacionalmente com uma das principais janelas de curtas-metragens do Brasil, o Goiânia Mostra Curtas conta com a presença de cineastas, produtores, distribuidores, exibidores e representantes do governo e de agências de fomento. Mais do que a exibição de filmes, o objetivo é manter programação, com lançamentos literários, debate, encontro com realizadores, laboratórios de roteiros audiovisuais, painéis, masterclasses, oficinas e evento de network. No entanto, são necessários parcerias e o efetivo cumprimento de políticas públicas para viabilizar minimamente atividades paralelas ao Festival, que vem contribuindo há duas décadas para o audiovisual goiano e brasileiro.

 

Premiação

 

As produções inscritas serão premiadas pelo júri oficial do festival nas categorias Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação. O público também poderá votar no filme preferido pelo voto popular dentro de cada mostra, incluindo a 18ª Mostrinha.

 

Entre os prêmios estão locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição. Os curtas-metragens da Mostra Brasil vão concorrer também ao prêmio de Melhor Filme, que será escolhido pelo Júri SescTV. Já o Melhor Filme das mostras será eleito pelo Júri Elo Company.

 

Além dos prêmios cedidos pelos parceiros da indústria cinematográfica, todos os curtas-metragens escolhidos pelos juris, incluindo o júri popular também recebem o Troféu Icumam, criado pelo artista goiano Gilvan Cabral. A lista completa da premiação está disponível no site do festival.

 

Serviço

Inscrições de filmes Goiânia Mostra Curtas
Prazo: até 4/07 (quinta-feira)
Onde: aqui 
Filmes: ficção, documentários, experimentais e de animação temática livre