Notícias

Goiânia Mostra Curtas celebra 20 anos de história em 2021

Sesc Goiás é correalizador do evento que será realizado entre os dias 23 a 28 de novembro


Está chegando mais uma Goiânia Mostra Curtas. O Sesc Goiás é correalizador da 20ª edição do evento que será realizada de 23 a 28 de novembro, no formato online. Em 2021, o festival de cinema, que foi o primeiro a ser realizado na capital goiana, celebra os seus 20 anos de história. Será uma edição comemorativa, virtual e gratuita. 

Com uma trajetória de lutas, conquistas, aprendizados, formação, capacitação, difusão e de fomento à produção de filmes, a Goiânia Mostra Curtas se tornou um dos mais expressivos no circuito de festivais de cinema de curta-metragem do Brasil. Segundo a diretora-geral e produtora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, é esse foco na democratização do acesso ao audiovisual, da qualificação profissional, estímulo à produção, e formação de plateias para o cinema nacional que tornou o festival o que é atualmente. 

Programação

Totalmente gratuita, a programação trará a exibição dos Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e da Curta Mostra Goiás durante os 20 anos de Goiânia Mostra Curtas, com curadoria de Maria Abdalla; a 19ª Mostrinha - Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil, com curadoria também de Maria Abdalla.

Já a Curta Mostra Brasil - Os Caminhos do Brasil, com 20 filmes de 2020 e 2021, apresenta um período em que as produções se tornaram mais difíceis, mas também que trouxe curiosas descobertas. Os registros desse tempo que marcou a todos são surpreendentes, assim como o encanto dessas histórias que os filmes contam. A seleção apresenta um equilíbrio entre o número de realizadores mulheres e homens.  A curadoria é de Beth Sá Freire, diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

A Curta Mostra Especial traz o tema “Nós somos a guerra!” e curadoria de Kênia Freitas, pesquisadora e crítica de cinema. Será formada por curta-metragens brasileiros feitos entre 1968 e 2021, produzidos em diversas regiões e abordando realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões. Os filmes estão divididos em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”. O primeiro concentra narrativas especulativas e delirantes, que ora sussurram e ora gritam as táticas de resistência e contra-ataque utilizadas frente à distopia brasileira. No segundo, os corpos e corpas são colocados na linha de frente das lutas – em performance e/ou protestos, o corpo se choca, explode, perturba e confronta. 

Além dos filmes, a Curta Mostra Especial terá o debate “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”. A mediadora é Kênia Freitas, com os convidados Gilmar Galache (Ascuri Brasil), Lorran Dias (Anarca Filmes), Liv Costa e Sunny Maia, Esaque Mendes e Nikson Junior (Cine Leblon).

20ª GMC

A Goiânia Mostra Curtas é um festival que acontece desde 2001, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto. Em 2021, na 20ª edição, tem apoio de Unimed Goiânia, InnSaei.Tv e Projeto Paradiso; promoção Tv Anhanguera | Executiva FM | O Popular, Sesc TV SP e Canal Brasil; co-realização Sesc Goiás; e realização Icumam, Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal.