Notícias

Goiânia 87 anos: conheça um pouco sobre a história da capital

Sistema Fecomércio Sesc-Senac parabeniza a cidade localizada no coração do Brasil


Goiânia é uma jovem senhora. Conhecida por ser uma das capitais mais novas do Brasil, a cidade completa, neste sábado (24), seus 87 anos de história. Idealizada a partir de várias transformações políticas da década de 1930, Goiânia foi fundada por Pedro Lu­dovico Teixeira no dia 24 de outubro de 1933 e assumiu o posto antes ocupado pela Cidade de Goiás.

Segundo o site da Prefeitura de Goiânia, para Pedro Ludovico a mudança da capital era uma das alternativas que permitiria a ligação do Centro-Oeste ao sul do país. A região escolhida para isso era às margens do córrego Botafogo, compreendida pelas fazendas Crimeia, Vaca Brava e Botafogo, no então município de Campinas.

Foi então, no dia 24 de outubro de 1933, em um local definido pelo engenheiro, arquiteto, urbanista e paisagista Attilio Corrêa Lima, responsável pelo projeto urbanístico da nova capital, que Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental de Goiânia. O local é na Praça Cívica, cujo nome é Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira.

Petrônia

Entre as várias curiosidades sobre a história da capital, uma delas é a escolha do seu nome. Você sabia que por pouco Goiânia não foi chamada de Petrônia? Imagina em vez de goianiense, ser conhecido por petroense?

O nome da capital foi escolhido por meio de um concurso, em 1933, na qual o jornal "O Social", da Cidade de Goiás, lançou a campanha “Como deve se chamar a Nova Capital?”. Os leitores poderiam enviar sugestões de nomes para batizar a cidade e o ganhador teria direito a uma assinatura do jornal por dois anos.

Um morador do município de Pires do Rio sugeriu “Petrônia”, em homenagem a Pedro Ludovico, fundador de Goiânia. Já Alfredo de Castro, professor do Colégio Lyceu da Cidade de Goiás, disse que a cidade deveria ser chamada de “Goiânia”.

Vencedor

O vencedor do concurso foi anunciado, em 26 de outubro de 1933, a nova capital se chamaria “Petrônia”. “Goiânia” recebeu apenas dois votos, um do próprio Alfredo de Castro e outro da professora Zanira Campos Rios. Entretanto, Pedro Ludovico, então governador de Goiás, ignorou o nome que lhe fazia homenagem. No decreto de 1935 ele batizou a cidade com o nome que mais gostou.

Parabéns

O Sistema Fecomércio Sesc-Senac parabeniza a cidade localizada no coração do Brasil. Já são 74 anos de Sesc e Senac em Goiânia, contribuindo para o desenvolvimento da capital e o bem-estar do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e de toda população.