Notícias

Gestão cultural nos municípios é tema de discussão no 17° TeNpo

Iniciativa reuniu produtores e profissionais ligados a vários segmentos artísticos, num rico debate em prol de uma política cultural mais abrangente e descentralizada


Um encontro entre gestores ligados a diversas áreas do setor cultural foi promovido na tarde deste sábado (17/06), no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG Campus Norte), como parte da programação da 17ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo).

A mesa redonda com o tema:  Desafios dos gestores culturais nos municípios teve como foco conhecer e trocar experiências, ideias e sugestões para uma  melhor atuação frente aos projetos, eventos e ações propostas pelos dirigentes e classes culturais nos municípios. 

Considerando a bagagem profissional de cada participante, vários pontos foram levantados, dentre eles a criação de secretarias de Cultura, haja visto que muitos municípios não dispõe desta pasta específica, iniciativa que ajudaria a fortalecer e dar ainda mais visibilidade as atividades culturais de cada cidade.

Mais estrutura e fomento também foram apontados como necessidades, entendendo que não se trata cultura como despesa e, sim, como investimento. E ainda, que haja uma maior interligação entre Estado e municípios e que sejam quebradas algumas resistências das cidades em se adequarem ao sistema de gestão pública cultural. 

Outra reivindicação levantada na mesa foi para a  realização do TeNpo em nova data que não seja em junho, para não chocar com outras datas celebrativas da cidade. 

A gerente de Eventos Culturais, Artísticos, Artes Visuais e Galerias, da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult), Cláudia Fernandes, considerou positivo  o encontro, especialmente pela participação, de convidados e moradores de Porangatu. 

“Foi um momento produtivo em que pudemos ouvir as necessidades e sugestões propostas por dirigentes e fazedores de cultura da região”, destacou a gerente.

“Vimos aqui o quanto foi significativo para essas pessoas a volta do TeNpo e a descentralização de eventos como esse, e também o anseio que eles têm pela continuidade da Mostra de Teatro na região, bem como a implantação de mais  políticas públicas inclusive para o evento. Esse é um dos compromissos da atual  gestão cultural de trabalharmos em conjunto e com maior diálogo para fazermos uma cultura integrada e acessível a todos”, finalizou a gerente. 

Além de representantes da cidade, participaram como convidados da mesa redonda o ator, diretor e produtor de teatro e presidente da Federação Goiana de Teatro (Feteg), Norval Berbari; a diretora e secretária municipal de Cultura de Porangatu, Dayane Ceci, e o diretor de teatro e produtor cultural, Delgado Filho.

O encontro íntegra a programação da 17ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu, uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com co-realização do Sesc Goiás e em parceria com a Prefeitura de Porangatu e Secretaria de Estado da Retomada. 

Secretaria de Estado de Cultura (Secult) Governo de Goiás