Notícias

Filmes regionais e atrações musicais dão início na programação do Claque Retomada Cultural em Itumbiara

O evento continua até domingo (22) e, durante esses três dias, a população itumbiarense poderá acompanhar gratuitamente variadas atividades artísticas


Dando abertura no segundo polo do interior, o Claque Retomada Cultural começou nesta sexta-feira (20) em Itumbiara, e segue até domingo. Nesses três dias, mais de cinquenta artistas apresentarão suas propostas artísticas. Os itumbiarenses poderão apreciar arte e cultura das mais variadas modalidades, como música, teatro, circo, audiovisual e muito mais. 

Visando o incentivo à cultura e dos artistas locais, foram investidos R$ 500 mil no município. O Claque - Retomada Cultural é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, e do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás). 

Para a abertura do evento na cidade, aconteceu uma sessão especial de cinema. Foram apresentados oito filmes, entre curta e longa metragem. Para Julio Quinan, diretor de três filmes aprovados pelo edital, o Claque veio na hora certa. “Para nós, a retomada cultural veio em excelente hora. É muito bom sabermos que temos ao nosso lado instituições como o Sesc, o Governo de Goiás e a Secretária da Retomada. Fica aqui o meu agradecimento”, disse.

Já no palco montado no Espaço Arraiá, a diversão foi garantida durante toda a noite. O público pôde apreciar cinco shows, entre bandas, duplas e solo. E teve atração para todos os gostos musicais, do instrumental ao sertanejo. E encerrando a primeira noite com chave de ouro, o público cantou e dançou ao som de vários sucessos do pagode.

Na abertura do evento, o secretário da Retomada, César Moura, falou sobre a importância do projeto para movimentar a economia goiana. “A cultura sentiu um baque muito forte durante a pandemia, e não foram só os artistas, todos os profissionais ligados ao cenário cultural foram prejudicados. E para suprir essas necessidades, o edital dividiu os recursos, beneficiando todos os profissionais que trabalham em prol de promover a cultura”.  Disse César.

O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi, pontuou que “o Claque Retomada Cultural visa criar oportunidades que gerem emprego e renda. Nesta edição, em parceria com o Governo de Goiás, esperamos movimentar todo o setor artístico e econômico, além do turismo”.

Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o Claque Retomada Cultural tem um importantíssimo papel no incentivo e apoio à cultura goiana. “A nossa missão é levar cultura de qualidade para todos. E o Claque tem justamente esse objetivo, incentivar os artistas e aproximar a sociedade das atividades culturais”, afirma.