Notícias

Espetáculo com as atrizes Samara Felippo e Carolinie Figueiredo fecha a programação do TeNpo 2022

Porangatuenses puderam prestigiar um dia repleto de atrações culturais, desde espetáculo com grupo local até apresentação com atrizes de renome nacional


Finalizando a 17ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo), que é uma realização do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com co-realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) e parceria com a Prefeitura de Porangatu e Secretaria de Estado da Retomada, a cidade de Porangatu recebeu neste domingo (19/06) o espetáculo Mulheres que Nascem com os Filhos, estrelado por Samara Felippo e Carolinie Figueiredo.

A montagem, que é dirigida por Rita Elmôr, é um grito de empoderamento feminino e tem como objetivo desmistificar os rótulos e silenciamentos impostos pela sociedade. De forma sensível e sarcástica, a peça aborda temas como a gravidez, o puerpério, a criação dos filhos, a aceitação do corpo pós-filhos e o encontro de uma nova identidade como mulher.

As atrizes agradeceram pela oportunidade de apresentarem o espetáculo pela primeira vez fora do eixo Rio-São Paulo. "Queremos saber se essas dores e delícias de ser mãe ressoam também em outros lugares”, brincou a atriz Carolinie Figueiredo.

Samara Felippo enfatizou que a peça traz uma reflexão sobre as transformações que a maternidade causa na vida das mulheres. “É uma oportunidade de trazer um pouco da nossa voz, da voz de tantas outras mulheres. Trazer o empoderamento feminino, o grito de liberdade”, destacou a atriz. 

Grupo porangatuense

Já em clima de despedida da Mostra, o Grupo Teatral Kuase Normais, de Porangatu, deu início às apresentações de encerramento na tarde deste domingo (19/06), no Centro Cultural. Dirigido por Lucas Fernando, o espetáculo é uma remontagem do musical Os Saltimbancos, fábula que foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Hollanda, em 1976. 

A peça conta a história de quatro animais: o  jumento, a galinha, o gato e o cachorro. Esses animais se unem em busca de um único ideal, que é fugir da opressão de seus donos. Com um ritmo bastante animado, o grupo garantiu a alegria das crianças e adultos presentes no local.

Teatro itinerante

Utilizando a linguagem circense, a Cia Pé de Cana, de São Paulo  realizou sua última apresentação nesta edição do TeNpo, na praça da Igreja Frei Galvão. De forma poética e divertida, compartilharam com o público algumas experiências e histórias de viagens.

O espetáculo itinerante intitulado como "Xinfrim" transformou as praças de Porangatu em um verdadeiro picadeiro. Durante esses quatro dias de evento, a peça foi realizada em vários pontos da cidade, com o objetivo de levar arte para as pessoas que moram mais afastadas da região central.