Notícias

Em janeiro o Claque Retomada Cultural ofereceu mais de 300 atrações artísticas na capital goiana

A programação em Goiânia está chegando ao fim, mas no interior continua até março


A maior retomada cultural do estado de Goiás está chegando ao fim em Goiânia, porém a programação continua nos polos do interior. Somente em janeiro, a capital goiana foi palco para mais de 300 apresentações artísticas; cerca de 30 mil pessoas puderam acompanhar e prestigiar os artistas goianos.

Até a próxima quarta-feira (01) várias atividades ainda serão realizadas, como shows, peças teatrais, circo, dança e literatura, além das exposições que estão sendo realizadas em locais estratégicos da cidade. Todas as atrações são gratuitas, mas é necessário fazer a retirada de ingressos pelo Sympla. A programação completa está disponível na landing page do Claque Retomada Cultural.

O evento, que é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, e do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás), se encerra em Goiânia, mas vai percorrer vários municípios goianos, com o objetivo incentivar os artistas e aproximar a população de atividades artísticas e culturais. 

O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi, falou sobre a importância da realização do Claque para o cenário cultural em Goiás. “Temos o compromisso com a cultura e promovemos a valorização dos artistas goianos com uma gestão responsável dos recursos”, destacou.

Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o Claque - Retomada Cultural só tem a somar ao calendário artístico de Goiás. “O projeto tem a missão de levar arte para todos os cantos do estado, fortalecendo a produção cultural de diferentes cidades goianas”, frisou. 

De acordo com o secretário da Retomada, César Moura, a programação do Claque Retomada Cultural movimentou não só o cenário artístico, mas toda a rede envolvida na realização das apresentações. “Além de criar oportunidades aos artistas, tão punidos pela pandemia, o evento possibilitou ao público uma agenda variada e gratuita em um período tão escasso de opções, como é janeiro”.

Polos do Interior

Em janeiro o Claque Retomada Cultural percorreu os municípios de Luziânia, Itumbiara e Rio Verde, cerca de 200 propostas artísticas já foram apresentadas no interior goiano.

O próximo local a sediar o evento será a cidade de Goiás, a programação vai acontecer de 3 a 5 de fevereiro. Até março, as cidades de Jaraguá, São Miguel do Araguaia e Posse também serão palcos da maior maratona artística do estado.

Para esta edição do Claque Retomada Cultural, que está acontecendo de forma 100% presencial, foram investidos mais de R$20 milhões, contemplando várias linguagens artísticas, como música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e literatura.