Notícias

Diversidade cultural: os benefícios para o desenvolvimento infantil

Além de estimular a capacidade de solidariedade, empatia e respeito ao próximo, o acesso a arte também contribui no desenvolvimento cognitivo e motor da criança


Literatura, cinema, teatro, circo, dança, música, pintura e artesanato. São inúmeras as possibilidades de proporcionar diversidade cultural para as crianças. Quanto mais cedo o contato ao mundo das artes, mais se desenvolve a capacidade de solidariedade, empatia e respeito ao próximo. As afirmações são do professor de balé e jazz do Núcleo Livre de Artes Sesc Anápolis, Rafael Eduardo.

Segundo ele, a arte e a cultura transformam as crianças. “Dentro de sala de aula, nós trabalhamos a psicomotricidade, nela temos três linhas: a cognitiva, motora e afetiva. Em cada uma dessas linhas a gente pode trabalhar a coordenação, destreza e as emoções. Também trabalhamos a criatividade, postura e flexibilidade das crianças”, explica Rafael Eduardo.

Para o professor, as crianças da sociedade contemporânea já carregam com elas muitas informações e emoções, por isso, por meio dos materiais e aulas lúdicas é possível que as crianças manifestem todas as emoções na linguagem cultural.

“Eu costumo brincar que as crianças são como massinhas. No final do primeiro semestre a gente já consegue observar uma mudança nessas crianças, principalmente na postura, concentração e disciplina que a dança traz”, ressalta Rafael Eduardo.

A arte na infância também facilita o reconhecimento que a criança tem de si em relação aos outros. As escolhas de formatos, tamanhos e cores nos desenhos, por exemplo, são indicativos de que as informações externas vêm sendo absorvidas e interpretadas de forma completa, por todos os cinco sentidos.

Núcleo Livre de Artes

O Núcleo Livre de Artes do Sesc Goiás está presente nas unidades do Sesc Centro (Goiânia) e Sesc Anápolis. Composto por profissionais da área, o núcleo oferece aulas de música, dança, teatro e circo para todas as faixas etárias, seja para iniciantes, profissionais da área ou para proporcionar diversão em uma nova atividade.

Confira no vídeo abaixo a entrevista completa com o professor de balé e jazz do Núcleo Livre de Artes Sesc Anápolis, Rafael Eduardo: