Notícias

Cristo – Musical da Paixão atrai público de 8,5 mil pessoas

Tiago Abravanel e Victor Hugo Igreja levam multidão ao Passeio das Águas


Emoção em pauta! Neste domingo de Páscoa, 21, a emoção do espetáculo Cristo: Musical da Paixão tomou conta da plateia e começou cedo, ainda nos bastidores, enquanto Anna Paula de Mesquita, 27, esperava ansiosa para conhecer Tiago Abravanel pessoalmente. Em um encontro emocionante nos bastidores, fã e ídolo trocaram ideias, tiraram fotos e se reencontraram ao final do pocket show, quando o ator e cantor desceu para se juntar à plateia ao som de Happy day, formando um verdadeiro coro de 8,5 mil pessoas.

Por trás do sorriso aberto, a jovem carrega uma história de superação e luta diárias. “Eu tenho lúpus e, por conta disso, desenvolvi anemia. Ano passado, como de praxe, fui fazer transfusão e o técnico do laboratório errou a bolsa de sangue, não filtrou. Minha mãe avisou, mas ele falou que era normal, foi embora e me deixou lá. Demorou até cinco da manhã para o médico subir e me analisar. Quando ele chegou, já estava tarde: em 24 horas necrosaram minhas mãos e meus pés”, relata Anna Paula, que atualmente faz uma campanha intitulada “Convivendo com o lobo” no Instagram para conseguir uma cadeira motorizada. “Sou muito fã do Tiago, é uma emoção gigantesca poder conhecê-lo pessoalmente. Foi indescritível. Superou mais ainda minhas expectativas, que pessoa incrível”, resume.

“Olha, eu já vim algumas vezes em Goiânia, tenho amigos aqui, já tive a oportunidade de fazer a turnê do meu show, mas receber esse convite da Fecomércio/Sesc/Senac pra poder contar essa história eu acho uma honra e um desafio completamente diferente de tudo que eu já vivi. E falando da história de um homem que o mundo conhece, que transforma a vida de pessoas, faz que a gente reflita sobre a importância do amor. E através de um espetáculo como esse poder dar acesso à cultura às pessoas de uma maneira tão sensível, então eu agradeço imensamente por dar a oportunidade não só a mim de fazer parte desse projeto, mas a oportunidade de tantas pessoas se imbuírem dessa história, dessa transformação, desse amor que alcança tantas pessoas”, enfatizou o cantor e ator Tiago Abravanel. “Eu agradeço do fundo do coração a todas as pessoas que fizeram esse espetáculo acontecer, desde a equipe técnica, as pessoas que fizeram essas estruturas, o shopping, a Fecomércio, o Sesc, a cada um de vocês que doaram um quilo de alimento pra estar aqui hoje. A todos os músicos, a todo o elenco, eu sou uma nova pessoa depois de fazer parte de um espetáculo tão sensível, com tanta dedicação de tantas pessoas, quero agradecer a cada um de vocês”, ressaltou.

Com direção musical de Victor Hugo Igreja, o primeiro espetáculo de Páscoa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac superou as expectativas da organização, lotou o estacionamento do Passeio das Águas Shopping e atraiu uma multidão, que foi recepcionada pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Baiochhi. “Eu só quero agradecer a presença de cada um dos senhores. A Federação do Comércio/Sesc/Senac também é cultura. Na nossa gestão, que tem menos de um ano, já trouxemos o Nando Reis, com público de 30 mil pessoas, fizemos uma cantata de Natal em oito municípios onde tivemos mais de 40 mil pessoas e hoje aqui. Quero agradecer cada um dos senhores, em especial nossa equipe do Sesc e do Senac, os nossos diretores aqui presentes, Leopoldo, professora Márcia, Orlando, e em especial à Adryanna Melo Caiado, da OVG, representando o nosso governador e Dona Gracinha”, pontuou. O presidente relembrou o verdadeiro sentido da Páscoa. “O mais importante é aquele que deixou a mensagem, nós estamos aqui pra ouvir da Paixão dele. Cristo veio e sua maior paixão somos nós. Ele morreu por mim, por você, por cada um de nós. Passando ali atrás eu vi uma cruz, a cruz tá vazia, porque ele não tá na cruz nem no túmulo. Jesus está vivo nos nossos corações”, destacou, contagiando a plateia.

“É uma experiência linda, inovadora poder levar essa mensagem de Cristo, essa história, de uma forma bem cultural, criativa, que envolve as pessoas, que traz alegria. E pra mim foi assim surpreendente ver aquele tanto de gente, em parceria também com o shopping, em espaço aberto, o Sesc oferecer também essa estrutura para nós, então é só gratidão. E filantrópico, porque a gente teve essa troca que faz muito bem à nossa sociedade e entidades que precisam desse apoio, então pra mim foi um presente muito grande essa parceria toda. São cerca de 120 pessoas diretamente envolvidas no espetáculo, entre elas elenco, produção cênica e tudo mais, com toda equipe de estrutura chega a 200 pessoas. Foram três meses de ensaio, o que é pouco tempo pra realização de um projeto como esse. Foi intenso”, enfatizou o diretor musical Victor Hugo Igreja.

“É uma emoção muito grande ver a participação da cidade num evento desse tamanho, milhares de pessoas que vieram ao projeto, doaram um quilo de alimento. Então além de toda a apresentação musical, um grande trabalho social sendo feito. É o primeiro de muitos, a cultura é uma forma de democratizar o acesso à educação, a gente sabe disso e a gente quer espalhar a cultura por todo o estado de Goiás, hoje é só um primeiro grande passo”, ressaltou o diretor regional do Sesc e Senac em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim.

“Eu já tive a grande felicidade, oportunidade de fazer Jesus não só aqui, mas em outras instituições, que eram religiosas, mas nada se compara com o projeto que o Sesc tá desenvolvendo, porque é um projeto totalmente profissional, no sentido de que a gente trabalha com todas as linguagens do musical, que é o teatro, a dança e o circo. E dentro dessas linguagens a gente tem uma equipe que já atua profissionalmente, então não tem pessoas da comunidade, que a gente teria nas instituições religiosas; não que não seja bom, é maravilhoso também, é só um outro perfil, uma outra vertente”, relatou o ator Kléber Alves.

PÚBLICO

Muita gente aproveitou o espetáculo para reunir a família e os amigos no domingo de Páscoa. É o caso da comerciária Tainá Lopes, 28, uma das primeiras a entrar e garantir um lugar bem em frente ao palco. “A gente chegou era umas 5h30 da tarde, ainda estava vazio, agora tá enchendo, super organizado. São quatro gerações de mulheres aqui: minha avó, de 89 anos, minha mãe, 59, eu, e minha filha, Luíza, de 6 anos”, relata.

Já a diretora técnica do Ministério Filantrópico Terra Fértil, Rúbia Barbosa, levou uma turma de 50 adolescentes para prestigiar o musical. “Eles moram conosco, são meninos assistidos por nós, mas é a primeira vez que viemos juntos assistir ao espetáculo. Eles ficaram muito felizes de vir, principalmente num evento de vocês, de excelente qualidade e cultura. Hoje a Fecomércio nos ajuda, na pessoa do senhor Marcelo Baiocchi, faz um excelente trabalho de educação social”, salientou.

“Sou pastora da Igreja Missionária da Última Hora, nós viemos em 45 pessoas, as crianças estão ansiosas pra participar. Só temos a agradecer a Deus e ao Mesa Brasil Sesc, porque pra gente é uma honra estar aqui. Somos beneficiários há uns seis ou sete anos e recebemos doação de verduras, iogurtes. A gente não comemora com ovo de chocolate, mas sim o verdadeiro sentido da Páscoa, porque sabemos que Jesus ressuscitou, né, e morreu por cada um de nós. Então a Páscoa é algo que nos comemoramos sim, mas de maneira diferente”, relatou a pastora Luzia dos Santos Machado, 50.

“Eu vim com o Grupo de Jovens Kyrie, da congregação católica, que é da comunidade onde eu moro, no Jardim Guanabara. Viemos numa turma de 15 pessoas. Jovem no domingo fica mais em casa, na rua, mas a gente costuma ficar mais em igreja. É a primeira Páscoa que a gente passa juntos”, pontuou o estudante de GTI da Faculdade Senac Cora Coralina Hiago Leandro, 20.

A funcionária pública Elisângela Borges, 46, também levou toda a família para conferir o espetáculo e contou que já nutre uma relação estreita com o Sistema Fecomércio, já que as filhas passaram pelas unidades educacionais do Sesc Universitário e Sesc Cidadania. O marido dela também é só elogios. “A mudança que o Sesc teve com essa nova gestão do Baiocchi trouxe uma possibilidade realmente do trabalhador, da comunidade, da população, né. A gente já sabe que o Sesc traz uma qualidade diferenciada pra Goiânia, eu mesmo sou prova pelas crianças minhas, que estudam desde pequenas. Até quando você vai a um clube, já percebe a diferença que já está o atendimento, a diferença que está quanto às carteirinhas [hoje cartão Sesc]. Antes era uma burocracia maior e agora podemos incluir mais parentes. O Sesc tem uma qualidade diferenciada, tanto na questão do ensino quanto nos valores que são cobrados. Qualquer escola particular hoje em Goiânia não é menos de mil reais a mensalidade, e lá você consegue entrar com uma criança do ensino fundamental ao médio com valores acessíveis. Então vocês realmente estão de parabéns”, destacou o professor Paulo Sérgio, 47.

FOTOS DE CAPA: SILVIO SIMÕES

FOTOS INTERNAS: MURILLO CORTEZ