Notícias

Criado há quase 13 anos, Clube do Livro reúne leitores de dentro e fora do país

Próximo encontro será online e acontece no dia 19 de abril


Todos os meses o Sesc Faiçalville realiza o Clube do Livro. Amantes da leitura se reúnem na biblioteca da unidade para discutir obras de autores nacionais ou estrangeiros. Os encontros acontecem há quase 13 anos e contam com a participação de pessoas de Goiás e do Rio de Janeiro e também de fora do Brasil, como EUA, Itália, Inglaterra e Irlanda, que participam por videoconferência. A próxima edição será no dia 19 de abril. Por causa da quarentena, o encontro será online, permitindo assim que mais pessoas participem, de qualquer canto do mundo.


 O Clube do Livro foi criado no dia 27 de agosto de 2007 na antiga biblioteca do Sesc, que ficava no Senac Jaime Câmara. Em meados de 2014 foi transferido para a Biblioteca do Sesc Faiçalville, onde acontece até hoje.


A bibliotecária da unidade, Andréa Diniz, é a idealizadora e coordenadora do projeto. Ela explica que todos os meses os participantes votam no autor que será discutido no mês seguinte. Após a votação, cada um lê uma obra para discutir no encontro seguinte. “Temos um trato: nos meses ímpares os participantes leem autores estrangeiros e nos meses pares leem autores brasileiros”, diz Andréa.


 “O objetivo do Clube do Livro é formar leitores ecléticos, que possam ler de tudo. É há um claro feito colateral, porque alguns clientes pegam livros do autor que está em cartaz naquele mês. Eles não participam das reuniões, mas acabam lendo os livros. Então funciona também como uma promoção de circulação do acervo, como referência para quem não participa do grupo”, relata Andréa.



Além da biblioteca

Além de participantes que residem em Goiânia, o Clube do Livro conta com a participação de leitores que residem em outros estados, como o Rio de Janeiro, e até em outros países, como EUA, Itália, Inglaterra e Irlanda.


 Um desses participantes é o engenheiro eletricista Alisson Rodrigues de Paula, de 24 anos, que participa do Clube do Livro há 12 anos. Atualmente ele reside em Pisa, na Itália, e conta que a participação no Clube do Livro o ajudou não só a desenvolver o hábito da leitura, mas como também a oratória, a timidez e o pensamento crítico.


 “Melhorei bastante minhas habilidades de comunicação. Primeiro a gente aprende a ouvir e a escutar. Nada para responder, replicar ou discutir, apenas absorver. Depois exercitamos nossa capacidade de falar. Essa é a parte em que mais evolui com o passar dos encontros. Ajudou muito a superar minha timidez e minha fala em público. Também consegui desenvolver melhor minha forma de me expressar e de narrar fatos”, relata.


 Estudante de Direito, a caçula do grupo, Rafaela Beatriz Queiroz da Silva, de 17 anos, participa do Clube há 4 anos e vê no projeto a oportunidade de refletir sobre diversos assuntos e ter contato com a diversidade de pensamentos. “É um meio de expandir as referências literárias, além de incentivar a leitura e o pensamento crítico”, avalia.


 Referência

 Andréa conta que o projeto do Clube do Livro já foi apresentado em um colóquio da Rede de Bibliotecas do Sesc. O resultado foi tão positivo que, segundo ela, o Departamento Nacional recomentou que outras unidades do Brasil adotassem o modelo realizado em Goiás para implantação.

 

Em função da quarentena, a próxima edição será especial. Para participar online, basta enviar um e-mail para adiniz@sescgo.com.br. O livro da vez é aquele que você tem em casa, guardado, e nunca começou ou finalizou a leitura dele. A proposta é desencalhar o seu acervo!


 Serviço

Clube do Livro – Edição especial

Data: 19 de abril

Horário: 15h

Para participar, enviar e-mail com antecedência para adiniz@sescgo.com.br.

Atividade gratuita