Notícias

Claque Retomada Cultural proporciona três dias de imersão cultural para os itumbiarenses

Ao longo da programação, foram apresentadas peças de teatro, dança, shows, circo, artes visuais, audiovisual e intervenções urbanas


O Claque Retomada Cultural em Itumbiara, que aconteceu de 20 a 22 de janeiro, promoveu uma verdadeira virada cultural. Para o evento, foi montada uma estrutura no Espaço Arraiá, no centro da cidade. Contou também com programação no Sesc Itumbiara e no Shopping Center Plaza, além das intervenções que foram realizadas em vários pontos do município.

O objetivo do projeto, que é uma realização do Governo de Goiás, por meio da secretaria de Estado da Retomada, e do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás), é combinar várias linguagens artísticas, criando assim uma experiência única e emocionante para todos os participantes.

Ao todo, foram apresentadas mais de 50 propostas em Itumbiara, entre apresentações musicais, performances ao vivo, teatro, dança e circo, além de literatura, audiovisual e artes visuais. Uma programação diversa, que atendeu adultos e crianças.

No sábado (21), o período da manhã foi todo dedicado à literatura. Para o contador de histórias Caíque Borges, o povo goiano tem muito a agradecer ao Claque Retomada Cultural por esse incentivo. “Sou muito grato por ter sido contemplado pelo edital e hoje estar aqui contando a história de Goiás por meio de verso e prosa”, disse.

O último dia de programação foi todo musical. As apresentações começaram ainda pela tarde, com uma apresentação energética de rock, seguida por clássicos do pop rock nacional. Durante toda a noite, o público dançou e cantou, criando uma atmosfera de alegria e diversão. A dupla itumbiarense Guilherme e Rafael foi responsável por encerrar o evento.

O diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, ressaltou a importância da diversidade cultural e a participação pública. “O evento proporciona o acesso à cultura para todas as idades e gostos, permitindo que mais pessoas experimentem a arte de uma forma mais imersiva e participativa”, afirmou.

Já o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi, falou sobre a missão de motivar o interesse pela cultura. “É muito importante que os goianos desenvolvam gosto pela arte. Pensando nisso, o Claque Retomada Cultural vai percorrer sete municípios, além de Goiânia, levando arte e cultura de forma gratuita para todos”, frisou.