Notícias

Chega ao fim a segunda etapa do Claque Retomada Cultural

A cidade de Posse foi a sétima cidade do interior do estado a receber o projeto. Ao todo, foram apresentadas no município mais de 30 propostas artísticas


De casa cheia, chega ao fim o Claque Retomada Cultural em Posse, que aconteceu de 3 a 5 de março. O nordeste goiano foi o último polo contemplado pelo edital e, nesses três dias de programação, os possenses puderam acompanhar atividades de variadas modalidades, como artes cênicas, artes visuais, literatura, música e audiovisual.


Neste domingo (5), a Praça da Liberdade foi palco para vários artistas goianos. Ainda no período da tarde, o teatro de lambe-lambe fez a alegria da criançada. O artista João Darte explicou sobre a necessidade de popularizar essa modalidade cênica, que foi criada no Brasil. “Como artista, minha função é disseminar e fazer com que mais pessoas reconheçam esse estilo teatral como uma arte genuinamente brasileira. A pandemia prejudicou muito a classe artística, então essa retomada da cultura está sendo incrível”, disse.


Além do incentivo cultural, o Claque Retomada Cultural está ajudando a movimentar a economia dos municípios selecionados. De acordo com o comerciante José Antônio, o Claque proporcionou uma maior rotatividade de pessoas pela cidade. “Nesses três dias eu consegui vender mais do que estava planejando. Estou muito feliz. Que o evento venha mais vezes para Posse”.


Para encerrar a programação, teve  quatro apresentações musicais. A cantora Isabella Arantes foi responsável por encerrar esta etapa do Claque Retomada Cultural. “Depois de um momento tão difícil como foi a pandemia, agora estamos retomando com tudo. Muito feliz pela oportunidade que o Claque está proporcionando aos artistas”, agradeceu.


O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, falou sobre o sucesso do Claque Retomada Cultural. “Foram três meses de muito trabalho, mas finalizamos com o sentimento de dever cumprido. Com certeza teremos outras edições, para que possamos continuar fomentando a cultura goiana”, pontuou.


O diretor regional do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, frisou sobre o apoio recebido pela população em geral. “Finalizamos o evento de casa cheia. É gratificante ver que o projeto deu certo e que, além do incentivo aos artistas, estamos conseguindo levar arte para diversas cidades de Goiás”, disse.


O Secretário de Estado da Retomada, César Moura, explicita o sucesso do evento. "Foram três meses muito especiais, de bastante trabalho, mas também de recompensa. Vimos artistas, que há dois anos não subiam em um palco, emocionando o público. Vimos toda a cadeia produtiva por trás de um show funcionando graças aos técnicos de som, luz, câmera, que também estavam sem trabalhar na área durante a pandemia. Foi incrível ver de perto tantas vidas tocadas pelo Claque Retomada Cultural", afirma.


Posse foi a última cidade contemplada pelo edital. Ao todo, mais de 400 propostas artísticas foram apresentadas no interior do estado. Porém, nos próximos dias será lançado um novo edital, que contemplará a cidade de Anápolis.