Notícias

Apresentações culturais marcam a abertura da 17ª edição do TeNpo

O primeiro dia da Mostra contou com espetáculos de teatro, circo e dança, um aperitivo do que está por vir nos próximos dias do evento, que vai até domingo


Nesta quinta-feira, (16/06), foi realizada a cerimônia de abertura da 17ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo), no Teatro Tatersal do Sindicato Rural. O evento que é promovido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com correalização do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás), continua até domingo (19/06) e contará com espetáculos de teatro, circo e dança, além de várias atividades formativas. 

No período da tarde, com o cenário composto por uma kombi, a Cia Pé de Cana iniciou as apresentações no Lago Municipal - Lagoinha do Sol Nascente, com o espetáculo “Xinfrim”. Por intermédio de músicas e palhaços, utilizando a linguagem circense, o grupo compartilhou de forma poética e divertida suas experiências e histórias de viagens com o público.

À noite, a solenidade de abertura teve participação especial do grupo de animação da cidade, com apresentação teatral e de dança. Contou ainda com a participação da Banda Municipal de Porangatu, sob regência do Maestro José Costa. 

Também estiveram presentes várias autoridades ligadas às secretarias e instituições envolvidas na produção da Mostra. Entre elas, a prefeita da cidade de Porangatu, Vanuza Valadares, que abriu o momento de falas refletindo sobre a importância do evento para o fomento à cultura. “Cada vez que acontece uma mostra de teatro como essa, deixa um legado para a cidade”, apontou. Para ela, as oficinas e demais atividades formativas oferecidas pelo TeNpo são importantes para a formação e capacitação de novos artistas. 

Representando o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, o secretário de Cultura, Marcelo Carneiro, ressaltou que a mostra de teatro pertence a cidade de Porangatu e ao Norte goiano. O secretário agradeceu a prefeitura local, a Secult e ao Sesc Goiás pelo empenho para a retomada da Mostra, após quatro anos de paralisação. “O TeNpo é importante, pois reúne num só evento grandes artistas e produtores das artes cênicas, tanto local quanto regional e nacional. Durante esses quatro dias, temos teatro, dança e circo. Tem palco garantido no interior do estado”, pontuou. Segundo ele, um dos principais objetivos é deixar como legado à população porangatuenses a importância de investir em diferentes formas de arte. 

Encerrando a programação de abertura, o grupo Cia Cênica, de São Paulo, apresentou o espetáculo “Oi, lá Inezita”, uma fábula caipira musical que conta a história de uma violeira que não acredita em um lugar definitivo para as coisas. Em uma atmosfera envolvida pela música, dança e poesia, o espetáculo passeia por elementos da cultura popular brasileira e é inspirado na vida de Inezita Barroso.

Para acessar a programação completa do evento, clique aqui.