Notícias

Apresentações artísticas e culturais são destaque no segundo dia do Fica 2021

Evento teve feira gastronômica e artesanal em formato on-line, além de oficinas e shows presenciais


O segundo dia do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi marcado pelo início das atividades culturais, que, assim como as ações formativas, acontecem em formato híbrido nesta edição.

Durante a manhã, o público pode acompanhar as feiras de artesanato e gastronomia que foram transmitidas através do canal do YouTube da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Entre as exposições estavam a de produção de cerâmica tradicional e quilombola, entalhe de madeira, carnaval em maquete e outras.


Oficinas artesanais

Além de expor o trabalho de artesãos locais, o Fica também ofereceu aos participantes duas oficinas presenciais de produção artesanal; uma de argila, ministrada pelo artesão Eduardo Bonfim de Oliveira. E uma de construção de bonecos com materiais reutilizáveis com a artesã Anastácia de Souza.

O período da tarde também foi marcado por apresentações on-line de vocalização de poesias, dança e teatro. Mais de 20 artistas locais se apresentaram, demonstrando a pluralidade cultural que faz parte da cidade de Goiás.

As exposições e apresentações estão disponíveis para apreciação do público no canal da Secult Goiás no Youtube. 


Eixo ambiental

Durante todo o dia, ocorreram atividades de meio ambiente no formato presencial e on-line. A oficina “Trilhando o cerrado no caminho de Cora Coralina” , ministrada por Jhonatan Soares e Diego de Mendonça, foi a primeira a acontecer. Com um momento teórico durante a manhã e uma visita técnica num trecho do  caminho durante a tarde, a proposta foi difundir o conhecimento acerca do bioma, bem como as raízes da história goiana.

Na caminhada, os participantes tiveram a chance de identificar os variados aspectos vegetacionais, as fisionomias florestais e savânicas, espécies da flora que estão presentes no percurso e os impactos do desmatamento no cerrado.

A mesa de debate “A trajetória da baunilha e a importância de sua conservação no Brasil” e a palestra internacional “Redescobrindo a Amazônia com o documentário de arquivo”, ambas transmitidas pela UEG TV, também foram pontos de destaque do eixo ambiental no segundo dia de programação.


Atividades de cinema

As oficinas e discussões do eixo audiovisual atraíram vários estudantes e entusiastas da sétima arte para atividades on-line e presenciais do Fica nesta quarta-feira (15). Laboratório de roteiro, oficina de filmes patrimoniais e mesas de debate sobre regeneração por meio do cinema e preservação do patrimônio cultural fizeram parte da programação do dia, que teve ainda abertura da mostra de filmes Washington Novaes, com exibições no Cine Teatro São Joaquim.  


Retomada dos shows ao vivo

A noite do segundo dia do Fica 2021 teve a retomada dos shows presenciais do evento, que não aconteciam desde a edição de 2019, antes do início da pandemia. Com exceção do show de encerramento, que será feito pelo cantor Renato Teixeira, todas as apresentações musicais deste ano são de artistas vilaboenses. Subiram ao palco na quarta-feira o cantor Fernando Xandó, a dupla Rhuan Ricardo e Patrícia Meneses, o sambista Marcos Francisco, e Ronaldo Oliveira. 

As apresentações musicais acontecem até o próximo sábado (18), a partir das 19h no Cine Teatro São Joaquim. Os ingressos devem ser retirados na portaria do teatro uma hora antes das apresentações. Todas os shows são gratuitos e é obrigatório a apresentação do cartão de vacina contra a Covid- 19.

No domingo (19), os shows  serão realizados no Mercado Municipal, a partir das 18h.


Fica 2021

Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento continua até domingo, 19 de dezembro, encerrando com e show do músico Renato Teixeira. Foram investidos R$1,5 milhão pela gestão estadual e quase R$ 340 mil pelo Sesc Goiás. 

Neste ano, o formato acontece de forma híbrida: as oficinas e mesas de debate serão realizadas de forma presencial, enquanto as mostras cinematográficas e algumas apresentações artísticas estarão disponíveis nas plataformas digitais. Clique aqui e confira a programação completa.