Gestores do Sesc e Senac Goiás participam de curso sobre Inteligência Artificial aplicada à gestão de operações
Capacitação integra o programa IN.PULSO e reúne líderes no auditório do Sesc Cidadania para debater os impactos e oportunidades da IA no dia a dia das organizações
Na última
terça-feira (13), o auditório do Sesc Cidadania ficou lotado com a presença de
gestores, coordenadores e lideranças do Sesc e Senac Goiás para mais um momento
marcante da caminhada profissional de transformação digital promovida pelo Programa
de Inteligência Digital e Tecnológica Sesc Senac, IN.PULSO. A capacitação teve
como tema "Inteligência Artificial aplicada à gestão de operações" e
foi conduzida pelo especialista Miguel Lannes, engenheiro, professor, consultor
e diretor de IA da revista Exame.
Durante a palestra,
Lannes destacou que a inteligência artificial (IA) já é uma realidade presente
no cotidiano profissional e que seu uso estratégico pode otimizar tarefas,
ampliar a produtividade e expandir repertórios para a tomada de decisões mais
ágeis e assertivas.
“A IA permite que a
gente faça mais rápido algumas tarefas que antes demandavam mais tempo. Hoje,
eu falo com a máquina, ela entende o que eu pedi, me dá uma resposta, eu reajo
à resposta e ela continua. O ganho de tempo é o principal benefício e também o
ganho em pesquisa. Posso subir documentos, pedir para resumir, e ela me ajuda a
navegar nesse mundo de informações. Mas é preciso atenção: a IA não é treinada
para produzir verdades, e sim textos agradáveis. Como líderes, precisamos
analisar criticamente suas respostas e usar a ferramenta para expandir o
pensamento, não apenas para executar tarefas”, alertou o palestrante.
A formação contou
com uma abordagem prática, apresentando plataformas multimodelos e diferentes
ferramentas de IA como ChatGPT, Grok, Perplexity, Dix e a plataforma brasileira
Adapta, que permite selecionar automaticamente o melhor modelo de IA para cada
tipo de tarefa, da escrita de e-mails ao resumo de arquivos em PDF. “Cada
modelo tem sua vocação”, reforçou Lannes.
A proposta é que os
líderes da instituição saiam da capacitação maiores do que entraram, com um
novo repertório de possibilidades para aplicar a IA em seus setores,
respeitando os princípios de ética, eficiência e sensibilidade humana.
“Nós vamos ter um
momento de criação, um momento de prática, um momento de trazer ferramentas que
serão, de fato, implementadas. Nós queremos uma transformação digital real nas
instituições, e ela passa pela inteligência artificial”, afirmou o diretor
regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim. “Estamos aplicando na
prática, entendendo a dimensão da IA e mergulhando nesse universo que será parte
essencial da nossa organização”, completou.
Para além da área
de tecnologia, a capacitação foi celebrada por lideranças de setores diversos,
que reconheceram o valor estratégico da IA no desenvolvimento humano,
principalmente na qualificação profissional.
“É inovador por si
só. A partir do momento que oferecemos capacitação em inteligência artificial
para todas as áreas, sabemos que estamos potencializando a entrega de cada
setor. A IA fomenta a criatividade e nos ajuda a manter eficiência e qualidade
no atendimento das demandas internas”, avaliou Marisa Maia, coordenadora da
Sessão de Desenvolvimento de Pessoal do Sesc e Senac Goiás.
A palestra integra
o ciclo de formações do programa IN.PULSO, iniciativa contínua do Sesc e Senac
Goiás voltada à capacitação digital e tecnológica de seus colaboradores, com
foco na inovação e na eficiência da gestão institucional.
Sobre o Sistema
O Sesc e o Senac em Goiás integram o Sistema Fecomércio, presidido
por Marcelo Baiocchi Carneiro. Este, por sua vez, faz parte da Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entidade nacional
presidida por José Roberto Tadros, que representa e fortalece o setor terciário
em todo o país.
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