Notícias

Sesc lança projeto de atendimento odontológico para moradores de rua

Projeto Se Essa Rua Fosse Minha atenderá quase 500 pessoas até março de 2021


O Sesc Goiás em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia lançou, nesta terça-feira (9), o projeto Se Essa Rua Fosse Minha, que oferece acolhimento e tratamento odontológico para pessoas em situação de rua. A estrutura está montada no estacionamento externo do Parque Mutirama, no Centro, e conta com banheiros e pias para banho e escovação, espaço para triagem, alimentação e orientações sobre saúde bucal, além de três carretas da Odonto Sesc, que funcionam como um consultório ambulante, com todo o aparato de um consultório odontológico.

“Essa é mais uma grande ação social do Sesc Goiás que vem trazer dignidade às pessoas em situação de rua. Não podemos olhar para essas pessoas e achar que isso é normal. Elas não são paisagem urbana, são irmãos nossos. O Sesc estende a mão e traz essas pessoas para que a gente consiga, através desse projeto, não só dar assistência, mas dar amor a essas pessoas”, diz Leopoldo Veiga Jardim, diretor do Sesc. 

Acolhimento

Com 40 anos de vida, há 10 Cadu Francisco Sales mora nas ruas de Goiânia. Ele conta que foi criado pelo tio, mas após se envolver com drogas saiu de casa. Hoje, vive na região do centro de Goiânia, onde faz bicos para sobreviver. “Acho bom esses serviços que olham por nós porque eu estou praticamente perdendo todos os meus dentes e precisava dessa ajuda”, diz.

Os moradores encaminhados para atendimento no projeto Se Essa Rua Fosse Minha foram previamente cadastrados na Semas. Rosângela Morais, gerente de Assistência Social do Sesc Goiás, explica que ao chegar no local os assistidos tomam banho, ganham roupa nova, tomam café da manhã, passam por uma triagem onde recebem informações sobre higienização e depois passam pelo atendimento odontológico. Ao final, vão embora levando um lanche.

“São pessoas bastante vulneráveis e que durante a pandemia ficaram esquecidas. Temos um sentimento de satisfação porque pelo menos por um dia podemos proporcionar felicidade para elas. É um dia de realização porque são pessoas que nunca fizeram uma limpeza e muitas não sabem nem como escovar os dentes”, diz Rosângela Morais.

O projeto vai até o dia 1º de março de 2021 e ao todo serão atendidos 480 moradores de rua. Para cumprir com os protocolos de segurança contra a Covid-19, serão realizados dez atendimentos diários, sendo cinco pela manhã e cinco à tarde. Haverá intervalo de duas horas entre os atendimentos e as carretas serão higienizadas durante a pausa. Os assistidos também passarão por corte de cabelo com a equipe do Senac Goiás.

Quer conferir de perto tudo que acontece no Sesc Goiás? Continue nos acompanhando pelo site sescgo.com.br e também pelas nossas redes sociais no Instagram e Facebook.