Notícias

Sesc Goiás promove palestra com Floriano Pesaro para o grupo Vida Plena

Autor dos livros Trilhas da Longevidade compartilhou suas experiências profissionais e pessoais


A experiência da vida é o maior tesouro que uma pessoa pode construir durante a sua existência. A afirmação é do escritor e sociólogo Floriano Pesaro durante a sua palestra online desta terça-feira, 24 de agosto, promovida pelo Sesc Goiás. Com a participação do grupo Vida Plena, por meio da plataforma Teams, ele compartilhou ao longo da atividade o seu conhecimento profissional e pessoal.  

“Como diria a minha vó, não basta viver, é preciso conviver. É preciso trocar experiência, é preciso trocar afeto. O idoso gosta de carinho e de viver em comunidade”, ressaltou Floriano Pesaro. Ele é autor dos livros Trilhas da Longevidade, que reúne obras com conteúdos específicos para a pessoa idosa, a família, os cuidadores, além de apontamentos sobre gestão e políticas públicas.

Segundo Floriano Pesaro, os livros foram produzidos para proporcionar a pessoa idosa a oportunidade der ter uma vida plena. “Hoje a expectativa de vida do brasileiro é maior, mas é preciso viver com qualidade”, destacou. Estar próximo a família, ter acesso a informação e escolher hábitos mais saudáveis são exemplos de qualidade de vida, de acordo com o sociólogo.

Os livros Trilhas da Longevidade fazem parte do material didático trabalhando com o grupo Vida Plena do Sesc Goiás. De acordo com o presidente do sistema Fecomércio Sesc-Senac, Marcelo Baiocchi, a palestra ministrada pelo Floriano Pesaro representa o começo de uma nova fase para o grupo.

“Hoje nós estamos aqui reunidos virtualmente, mas em breve com certeza poderemos reunir presencialmente. Estamos recebendo aqui o escritor Floriano Pesaro que vem apresentar o seu livro e que nós adquirimos para trabalhar com vocês. Quero dizer que essa live é só o começo de uma nova fase que estamos construindo, e que estamos com muitas saudades de todos e todas”, afirmou Baiocchi durante a abertura da atividade.

“Muita coisa boa vem por aí e essa palestra foi apenas o pontapé inicial de tudo que estamos preparando com muito carinho para retomarmos, assim que possível e com toda segurança, nossas atividades presenciais”, disse Sonay Soares Macedo, gerente de Programas Sociais do Sesc e Senac.

“Durante essa pandemia o Sesc se preocupou em continuar oferecendo atividades de qualidade para os idosos do Grupo Vida Plena. Sabemos o quanto essa convivência é saudável para eles, então nos reinventamos para que mesmo à distância pudéssemos seguir com nossa programação, promovendo a inclusão e a sociabilização. Eles são muito participativos e nesta palestra de hoje não seria diferente, eles marcaram presença e foi um sucesso”, comemorou o diretor do Sesc, Leopoldo Veiga Jardim.

Grupo Vida Plena

Promover a autonomia, integração e participação da pessoa idosa na sociedade é o foco do trabalho social com idosos realizado pelo Sesc Goiás. Atualmente, são mais de 550 integrantes, que participam de atividades como recreação, exercícios físicos, avaliação nutricional e oficinas recreativas.