Notícias

Retrospectiva 2020: relembre as ações do Sesc pelo estado

Solidariedade, criatividade e superação foram as palavras que marcaram o Sesc neste ano


Em 2020, o Sesc Goiás se reinventou. Em razão a pandemia do Covid-19 e as medidas de segurança e prevenção ao combate ao coronavírus, o Sesc Goiás fechou suas unidades, no mês de março, mas não deixou de realizar suas atividades na área da Assistência, Cultura, Educação, Lazer e Saúde.

Durante todo o ano, foram produzidos mais de 130 conteúdos on-line de recreação, treinos e desafios físicos. As Bibliotecas das unidades emprestaram 4.801 livros para os usuários do cartão Sesc. Mais de 115 lives foram realizadas, somando um total de 205 milhões de views e mais de 103 horas de conteúdo. Os 4.886 alunos do Sesc Goiás, mesmo de forma remota, continuaram seus estudos e atividades em casa. Já o Mesa Brasil distribuiu mais de 1.282,229 toneladas de alimentos para mais de 80 mil pessoas.

Janeiro

Em janeiro, o setor Jardim América, em Goiânia, recebeu o primeiro Sesc nos Bairros de 2020. O evento ofereceu ao público serviços gratuitos como orientações sobre saúde bucal, oficinas de culinária e segurança alimentar, recreação com jogos, brinquedos infláveis e radicais, contação de histórias no BibloSesc, além de consultas e orientações com o Sesc Saúde Visão.

Fevereiro

Não teve quem ficasse parado com o Carnaval do Sesc Goiás. A programação intensa agitou os 4 dias de festa com atividades para todos os gostos. O abre alas ficou por conta do grupo Demônios da Garoa, que se apresentou no Sesc Faiçalville e no Sesc Caldas Novas. Ademais, as unidades do Sesc ofereceram oficinas, concurso e desfile de fantasias, baile de máscaras, aulões temáticos, eventos na biblioteca, atividades recreativas, brincadeiras diversas, campanha para doação de sangue e orientações para o cuidado com a saúde.

Março

Em cumprimento com os decretos estaduais e municipais, em março, o Sesc Goiás fechou suas unidades e cancelou seus eventos. Contudo, ainda no mês de março, o Sesc já iniciou suas aulas remotas e on-line, nas unidades de Educação e Idiomas. Da mesma forma, o Sistema Fecomércio Sesc-Senac, juntamente com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), lançou a campanha “É hora de fazer a diferença”, com o objetivo de amparar os trabalhadores formais e informais que ficaram sem renda no período de quarentena.

Abril

Em abril, o Sistema Fecomércio Sesc-Senac lançou o projeto Live no Sofá que promoveu dezenas de shows on-line com a participação de grandes artistas brasileiras no intuito de arrecadar alimentos a população em situação de vulnerabilidade. Os alimentos foram destinados as instituições cadastradas pelo Mesa Brasil.   

Maio

Os donativos arrecadados durantes as lives do projeto Live no Sofá começam a ser entregues para instituições goianas. Associação Irmãs da Mãe Dolorosa, Projeto Amar, Vila São Cottolengo, Associação de Idosos do Jardim Balneário Meia Ponte, Centro de Trabalho Comunitário e Associação Pestalozzi, são algumas de dezenas de entidades que receberam os alimentos durante o mês. Além de Goiânia, as doações chegaram também em Aparecida de Goiânia, Inhumas, Senador Canedo, Trindade, Anápolis e outros municípios goianos, assim como em outros estados do país.

 Junho

Em junho, o Sesc realizou seu primeiro drive thru solidário. O Sesc Faiçalville abriu as portas para que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO) repasse as doações recebidas pelo Mesa Brasil Sesc Goiás aos garçons de Goiânia. Foram entregues 650 cestas básicas. Também em junho, ocorreu na unidade do Faiçalville a festa junina no sistema de drive thru.

Julho

Julho foi marcado pela 1ª Colônia de Férias Virtual do Sesc Goiás. O formato, inovador, reuniu diversão e conhecimento. Isso porque a criançada de 7 a 11 anos incorporou o papel de investigador para descobrir um mistério em um museu goiano. Sem sair de casa e totalmente de graça, elas aprenderam mais sobre a história de Goiás e sobre formação de Goiânia se divertindo.

Agosto

O Hotel Sesc Caldas Novas foi reconhecido como um dos melhores hotéis do mundo pela premiação Travellers’ Choice, em 2020, do site TripAdvisor. Segundo o portal de viagens, os vencedores são selecionados anualmente com base no feedback de milhares de membros da página da Internet. Os prêmios do Travellers' Choice selecionam não apenas escolhas populares, mas aquelas realmente excepcionais que fazem com que os viajantes voltem sempre.

Setembro

Programação do Teatro Sesc Centro retorna em formato virtual.  A cantora Tiê estreou a programação on-line de Cultura no Sesc Centro. Também em setembro, a unidade do Sesc no setor Universitário, em Goiânia, realizou o 7º Jogos da Educação Infantil (JOEDI), a atividade ocorreu totalmente de forma virtual.

Outubro

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, o Grupo Social com Idosos Vida Plena, das unidades Centro e Faiçalville, realizaram, no dia 1º de outubro, em Goiânia, o primeiro cinema drive-in do Sesc Goiás. A atividade ocorreu no estacionamento do Estádio Serra Dourada e exibiu a comédia policial americana “Despedida em grande estilo”.

Novembro

Em novembro, ocorreu a primeira edição Sesc Geek Livestream. A programação foi 100% on-line e contou com oficinas, batalhas gamers, Kpop e muito mais. Durante todo esse período, o Mesa Brasil continuou com suas entregas de donativos arrecadados. Carrefour e Uber Eats foram alguns dos grandes parceiros do programa.

Dezembro

Pelo quinto ano consecutivo, o Mesa Brasil Sesc Goiás e a BRF Brasil distribuiram 15 mil chesters pelo estado. As doações foram destinadas as instituições cadastradas pelo Mesa Brasil. Em 2020, foram atendidas organizações beneficiadas nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Senador Canedo, Catalão, Anápolis, Rio Verde, Abadia de Goiás e Trindade. Também em dezembro, o Sesc Goiás, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia, lançou o projeto Se Essa Rua Fosse Minha, que oferece acolhimento e tratamento odontológico para pessoas em situação de rua.