Notícias

Mesa Brasil promove oficina de costura com a Universidade Federal de Goiás

Resultado final será o desfile com a coleção de roupas autorais


O projeto Mesa Brasil Sesc, em colaboração com o curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás (UFG), está promovendo uma oficina de costura direcionada a entidades sociais que são cadastradas no Mesa Brasil. A iniciativa une esforços para capacitar e aprimorar habilidades, envolvendo um total de 12 alunas representantes, cada uma proveniente de uma das instituições selecionadas.

A oficina de costura, que começou em abril deste ano, representa uma das iniciativas educacionais do Mesa Brasil Sesc. O objetivo deste projeto é a criação de uma coleção exclusiva de moda autoral, fundamentada na reutilização de tecidos reciclados, conferindo-lhes uma nova funcionalidade. 

Além da criação de uma coleção de moda, o foco do projeto ao promover essa oficina com as entidades sociais é capacitar os participantes em empreendedorismo, permitindo que eles compartilhem esses conhecimentos adquiridos em suas respectivas instituições. Érika Cristina, assistente social do Mesa Brasil Sesc, em Goiânia, destaca que a meta da atividade é que os participantes reproduzam essa experiência em suas instituições. “O objetivo principal é que elas repliquem essa ação dentro de suas entidades sociais, por meio de oficinas para os beneficiários de cada instituição, com o objetivo de gerar renda a partir do pouco”.

Suely Linares, fundadora da Casa Silvestre Linares, uma associação filantrópica de cuidados a idosos e pessoas com transtornos psicológicos, já esteve presente em outras oficinas junto ao Mesa Brasil Sesc, e comentou sobre como é um momento importante de trocas de experiência entre os participantes.“É um momento de lazer, não é nem um trabalho, além do aprendizado também é lazer você sair do seu meio e poder interagir com outras pessoas de outras instituições”, diz Suely.

Em um cenário onde a solidariedade e a busca por impacto social são mais relevantes do que nunca, as oficinas de costura emergem como um poderoso instrumento para impulsionar trabalhos a serem desenvolvidos nas instituições. “O que estamos aprendendo aqui nós podemos levar para lá para trabalhar de outras maneiras, mas aproveitando o que foi passado aqui”, explica Natalina Abadia, voluntária do Centro de Trabalho Comunitário (CTC), localizado no setor Perim, em Goiânia.

Para a professora de Design de Moda da UFG, Dori Medeiros, a oficina é uma oportunidade de apresentar a história das participantes e das instituições das quais fazem parte. “A proposta desse ano foi criar uma coleção de moda. Foi a primeira vez, porque antes fazíamos produtos. Esse ano tivemos essa ideia de fazer vestuário e para fazer uma coleção de moda nós temos que contar uma história”, explica Dori.


O Mesa Brasil Sesc

O Mesa Brasil Sesc é uma Rede Nacional de Bancos de Alimentos que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos, além de promover ações educacionais. O programa atende a pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, por meio de entidades sociais cadastradas. 

Em Goiás, o Mesa Brasil Sesc atua como banco de alimentos, com centro de recolhimento de doações, seleção e distribuição dos produtos, promovendo a dignidade das entidades sociais cadastradas, em prol da garantia dos direitos básicos de cidadania.