Notícias

Maioria dos profissionais de 40 anos ou mais já foi discriminado no mercado de trabalho

Pesquisa aponta que 70% dos entrevistados já sofreu preconceito por causa da idade; entenda o que é o etarismo e suas consequências


Você sabia que mais de 70% dos profissionais com mais de 40 anos já sofreram preconceito no mercado de trabalho por causa da idade? Os números são de uma pesquisa feita pelo InfoJobs, empresa de tecnologias para recrutamento, com mais de 4.500 profissionais. 

Esse tipo de discriminação recebe o nome de Etarismo ou Ageísmo e atinge qualquer faixa etária, dos mais jovens aos idosos, porém é observada no setor empresarial com maior frequência em situações que envolvem profissionais com mais idade, conforme explica o professor do curso de Gestão Comercial da Faculdade Senac, Edson Manica.

“Por outro lado”, comemora Manica, “é cada dia mais amplo o consenso entre gestores de RH sobre a valiosa contribuição destes profissionais nas empresas”.

“Profissionais com mais idade conseguem prever movimentos do mercado e antecipar soluções, possuem maturidade e tendem a ser mais resilientes, além de que trazem uma figura de liderança forte para a empresa, gerando mais segurança”, avalia a psicóloga Débora Simão Lima, da seção de Recrutamento e Seleção do Sesc e Senac Goiás.

Prejuízos

O professor Edson Manica avalia que a ausência de profissionais com 40 anos ou mais nas empresas gera um ambiente de trabalho menos diverso.

“Desafios superados anteriormente pelas empresas tendem a ressurgir, porém com uma nova roupagem em função das tecnologias e do cenário atual de mercado. Neste momento, um mix de gerações com profissionais de diferentes idades torna o processo de resolução de problemas mais assertivo”, afirma.

Mas por que algumas empresas se recusam contratar profissionais com mais idade e mais experiência? Manica acredita que isso se dá em função de preconceitos que não condizem com as reais capacidades desses profissionais, como a falta de habilidade com os meios digitais e a velocidade para a execução das tarefas. 

Um outro fator determinante para a não contratação diz respeito aos maiores salários que os mesmos demandam das empresas. “Nem sempre a empresa possui a capacidade de enxergar que um profissional com um maior nível de experiência trará resultados superiores aos negócios”, destaca o professor. 

“O etarismo causa nos profissionais um desempenho abaixo de suas habilidades nas tarefas, sentimento de menos valia, pode desencadear ansiedade, estresse e até mesmo depressão”, avalia Débora Simão.

Preparação

Somado à sua experiência os recrutadores e gestores da área orientam que os profissionais com 40 mais estejam atualizados. “Estar atualizado será um diferencial. Busque por treinamentos relacionados às novas tecnologias, como computação em nuvem ou digitalização de processos. Se atua na área comercial, busque por capacitações que lhe permitam conhecer o perfil das diferentes gerações de consumidores que estão no mercado ou então marketing 4.0”, sugere Manica. 

Você já conhecia os termos etarismo e ageísmo? Já passou ou conhece um profissional com mais de 40 anos que já tenha sofrido esse tipo de discriminação? Compartilhe com a gente em nossas redes sociais no Facebook e Instagram