Notícias

Luziânia recebe unidade do programa Mesa Brasil Sesc

Rede de Bancos de Alimentos será inaugurado no município, no dia 23 de junho


O município de Luziânia, na região do Entorno de Brasília, receberá uma nova unidade do programa Mesa Brasil Sesc. A inauguração do local será no dia 23 de junho. O Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, que funciona como uma rede nacional de bancos de alimentos, tem o objetivo de combater à fome e o desperdício, a partir de doações de parceiros, e contribui para a garantia da segurança alimentar e nutricional de crianças, jovens, adultos e idosos, em vulnerabilidade social, em todo o Brasil.

Em Goiás, o projeto foi implantado em agosto de 2004. Atualmente, são mais de 300 instituições sociais cadastradas, em 37 municípios do estado. Em 2022, o programa distribuiu 543.865,48 kg de alimentos, beneficiando mais de 198 mil goianos.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, Luziânia foi escolhida para a instalação da nova unidade, em razão da localização considerada estratégica, visto o acesso principal pela BR 040 e a proximidade dos centros de distribuição. “Além disso, infelizmente, a região do Entorno de Brasília conta com grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social e que se agravou ainda mais em virtude da pandemia causada pela Covid 19”, ressalta.

Segundo o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o programa Mesa Brasil Sesc foi protagonista durante o período da pandemia. “Em 2020, 2021 e 2022, a nossa equipe se empenhou diariamente para capturar e entregar as doações às famílias goianas em situação de insegurança alimentar. Mas esse trabalho não pode parar e por isso estamos abrindo uma nova unidade para poder ampliar ainda mais o trabalho social desenvolvido pelo Sesc”, afirmou.

Mesa Brasil Sesc

Como o programa funciona? O Mesa Brasil Sesc conta com parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo, e distribui esses alimentos para instituições sociais cadastradas que irão repassar para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ações Educativas

O trabalho do Mesa Brasil Sesc vai além da distribuição de alimentos. O programa desenvolve ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social, com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer a gestão das instituições sociais assistidas.

Para isso, o Mesa Brasil promove atividades como cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais, bem como às empresas doadoras.

Doação

Quem doa para o programa colabora com a sociedade e a cidadania. Além de reduzir custos com o descarte de produtos fora dos padrões de comercialização, porém ainda próprios para o consumo, os doadores também contam com a isenção do ICMS (CONFAZ – Decreto n° 41.374 de 30 de janeiro de 2002, Art.1) para os produtos e serviços doados ao Mesa Brasil. Para saber como doar, basta clicar aqui.

Instituições sociais

As instituições assistenciais, sem fins lucrativos, podem se inscrever, gratuitamente, para receberem doações do Mesa Brasil Sesc. Saiba como aqui