Notícias

Idosos do grupo Vida Plena se mantêm ativos durante a quarentena

Confira como está o dia a dia dos participantes


Quem disse que isolamento social é motivo para ficar parado e baixo astral? Para os participantes do Grupo Social com Idosos Vida Plena não tem tempo ruim e eles estão aproveitando o momento para dar continuidade às atividades realizadas no grupo, que teve os encontros presenciais suspensos por causa do novo Coronavírus.

A dona Geni de Lourdes é uma delas. Aos 65 anos, ela participa do grupo no Sesc Centro há pouco mais de um mês e lamenta o fato de ter que ficar longe do contato com os demais participantes, mas entende que neste momento é necessário. “Eu entrei para o Vida Plena pela necessidade de estar perto de pessoas e desenvolver a socialização”, disse.

Ela conta que está obedecendo as determinações de isolamento e garante que não está dando uma escapadinha de vez em quando. Dona Geni já sabe o que quer fazer quando a quarentena acabar: “Ir visitar minha filha que mora no interior e voltar para o Sesc. Quando estamos no grupo esquecemos dos problemas. A gente é feliz lá porque é uma família.” 

Geruza Alves Rodrigues, a assistente social responsável pelo grupo no Sesc Faiçalville, conta que mesmo à distância, e enfrentando o desafio de aprender a usar mais ativamente as novas tecnologias, os idosos estão ativos e engajados. “Temos um grupo no whatsapp com 140 idosos e todos os dias encaminhamos atividades cognitivas, treinos e orientações sobre alimentação. Todos os dias tem atividades diferentes e temos recebido vários feedbacks maravilhosos”, revela. 

Especialmente neste período, as atividades têm feito a diferença na vida dos idosos, como compartilha o senhor José Luiz Rossetto, de 74 anos. “O cuidado que elas (coordenadoras e instrutoras) têm é muito interessante. Elas explicam muito bem e são muito cuidadosas. Mesmo à distância é como se a gente estivesse junto lá”, diz o membro do grupo, que participa junto com sua esposa, Janice Maria Pinto Rossetto (74 anos), no grupo do Sesc Faiçalville.

“Está sendo muito importante para nós dois pois ajuda a manter a sanidade. Estamos muito satisfeitos”, comemora dona Janice, que garante que a primeira coisa que fará junto com o marido quando a quarentena acabar é voltar para o Sesc. 

Vida Plena

O Grupo Social com Idosos Vida plena acontece nas unidades Anápolis, Centro, Faiçalville, Itumbiara e Jataí e tem por objetivo promover a autonomia, integração e participação da pessoa idosa na sociedade. Os participantes são acompanhados por assistentes sociais e os encontros do projeto acontecem semanalmente e contemplam uma programação diversificada por meio de palestras, oficinas, dinâmicas, reflexões, visitas institucionais e minicursos.

Saiba mais clicando aqui