Notícias

Conheça o programa Mesa Brasil Sesc

Rede de banco de alimentos combate a fome e o desperdício, a partir de parcerias, e transforma a vida de crianças, jovens, adultos e idosos em todo o Brasil


A Fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) estima-se que no Brasil 13 milhões de pessoas passam fome. Enquanto isso, estatísticas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que o brasileiro joga fora, em média, 41,6 quilos de comida por ano. Segundo cálculos da FAO, 8,7 milhões de toneladas de comida vão para o lixo no Brasil. Justamente o suficiente para alimentar as 13 milhões de pessoas que passam fome no país.

Com o intuito de promover mudança neste cenário, o programa Mesa Brasil Sesc foi criado, em 1994, como uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, que por meio de parcerias, transforma a vida de crianças, jovens, adultos e idosos em todo o Brasil.

Em Goiás, o projeto foi implantado em agosto de 2004. Hoje são mais de 350 instituições cadastradas em 34 municípios do estado. Muitas dessas entidades dependem, exclusivamente, das doações do programa para suas manutenções. “Várias delas só sobrevivem porque o Mesa Brasil garante o alimento toda semana, caso contrário elas teriam dificuldades para manterem as portas abertas”, explica a gerente do Mesa Brasil em Goiás, Débora Dias.

Em 2019, o Mesa Brasil Sesc Goiás distribuiu mais de 910 toneladas de alimentos que auxiliou cerca de 60 mil pessoas. Durante o ano de 2019, o programa contou ainda com 232 doadores e 44 voluntários. 

Como ser um doador

Quem doa para o programa colabora com a sociedade e a cidadania. Da mesma forma possuí vantagens na diminuição de custos com descarte de produtos fora dos padrões de comercialização, porém ainda próprios para o consumo. Os doadores também contam com a isenção do ICMS (CONFAZ – Decreto n° 41.374 de 30 de janeiro de 2002, Art.1) para os produtos e serviços doados ao Mesa Brasil.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode doar. Basta entrar em contato com a unidade por meio do telefone: (62) 3522-9500 e informar que há uma doação disponível. Desta forma, o Mesa Brasil Sesc Goiás combinará um local, dia e horário para a retirada dos donativos.  É importante destacar que caso o doador deseja ser sistemático, será solicitado alguns dados e informações para um simples cadastro, já os doadores esporádicos não há essa exigência.

O que pode ser doado

Frutas; verduras; legumes; frios; lacticínios; pães; massas; grãos; cereais; enlatados e conservas; carnes; frangos; congelados e derivados. Da mesma forma é aceito: produtos de limpeza e higiene pessoal; utensílios culinários; roupas; brinquedos e descartáveis.

Você pode ainda colaborar com: combustível; cessão de espaços; divulgação; embalagens; serviços gráficos; transporte; trabalho voluntário em atividades operacionais, administrativas e educativas.

O que não pode ser doado

Doces e pães com recheios cremosos; alimentos com embalagens danificadas, prazo de validade vencido ou fora das condições normais de uso. 

Voluntário

Quem se coloca à disposição para ser um voluntário está contribuindo com a sociedade de alguma maneira, e ainda recebe como fruto de seu trabalho a satisfação pessoal e a consciência de estar promovendo a cidadania. Não há nada mais nobre do que se engajar e fazer algo motivado por uma causa, pelo senso de coletividade, e por solidariedade.

Atualmente, o Mesa Brasil Sesc Goiás conta com 44 voluntários. Eles se disponibilizaram em colaborar com a luta contra a fome e o desperdício de alimentos. Para ser um voluntário basta entrar em contatos pelos números: (62) 3522-9500 ou (62) 3522-9501. Sua participação é muito bem-vinda!