Palco Giratório - Goiás

04 de out a 23 out, 2021
9h às 22h
Várias unidades

Com foco na valorização da cultura e dos grupos de artes cênicas do país, o Sesc retorna este ano com o projeto Palco Giratório, mas agora com novo modelo: o Festival Digital Palco Giratório. Confira abaixo a programação do Festival em Goiás:

Oficina: Vivências do Corpo
Data: 04/10
Horário: 18h às 22h
Grupo: Lume Teatro (SP)
Ministrante: Raquel Scotti Hirson
Local: Plataforma Teams
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
Dirigido a atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e de dança e interessados em geral, a oficina oferece uma vivência do treinamento cotidiano sistematizado pelas atrizes e atores do Lume Teatro, por meio do reconhecimento e dilatação das capacidades expressivas do corpo, em seus aspectos técnicos e energéticos.

Oficina: Os bailados da pan-Amazônia
Data: 07 e 08/10
Horário: 18h às 20h
Grupo: Cia. Garatuja de Artes Cênicas (AC)
Local: Plataforma Teams
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
São as danças da junção da ancestralidade dos povos amazônidas com os afro-descentes, o povo andino e os brancos que aqui chegaram, nesse encontro acontece as trocas, nesse mundo tudo está conectado tudo em um só mundo, a espiritualidade, o cotidiano as medicinas e o corpo é o que transmuta nessa dança onde encontramos os baques, as cumbias e os mariris que serão abordados nessa atividade.

Pensamento Giratório: ÍCARO - Encontros e Acessos
Data: 14/10
Horário: 19h
Grupo: Luciano Mallmann - LM PRODUCOES (RS), com grupo convidado INAI - Instituto Arte e Inclusão (GO) - Thiago Santana
Local: Plataforma Teams
A partir de um debate sobre o espetáculo ÍCARO e sobre Vídeo Desmontagem da peça (processo de criação do texto e encenação), o encontro promove uma discussão sobre a deficiência e as limitações humanas, inclusão, preconceito (capacitismo), superação, resiliência.

Pensamento Giratório: Kintsugi, 100 memórias
Data: 15/10
Horário: 19h
Grupo: Lume Teatro (SP), com grupo convidado Núcleo Coletivo 22 (GO)
Local: Plataforma Teams
O corpo é uma potência poética virtual a ser explorada em seu limite para uma possível atualização espetacular, e esse é o trabalho de base de toda a história de pesquisa do LUME: ativar potências no e do corpo em sua fronteira expressiva. Partindo desse locus perguntamos: Como pensar o corpo para além de suas cisões e funções utilitaristas? Como problematizar um corpo em arte em seu enlace político, ético e estético?

Oficina: Iniciação à arte da palhaçaria
Data: 15 e 16/10
Horário: 16h às 18h e 09h às 11h, respectivamente
Grupo: O circo a céu aberto (RJ)
Local: Plataforma Teams
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
Nesta oficina, o palhaço Fabiano Freitas parte de sua experiência como artista de rua para demonstrar os elementos e as técnicas que envolvem a arte de sorrir. O objetivo é buscar a essência do palhaço, que está ligada à exposição cênica de seus ridículos, fracassos, erros, medos, fragilidades. Vislumbrando o desejo de alcançar um bom nível de qualidade profissional, as perdas, para o palhaço, são ao mesmo tempo bagagem e estímulo para novas tentativas. Comédia física, expressão corporal, clownaria clássica... esses e outros recursos são acessados de modo a despertar a interação com o público. A metodologia é pensada ainda visando abrir espaço ao improviso, com participação direta dos oficineiros.

Pensamento Giratório: Representatividade Negra - de Criança a Adulto
Data: 18/10
Horário: 19h
Grupo: Coletivo Preto (RJ), com grupo convidado Casa 107 Coletivo Artístico e Espaço Cultural (GO)
Local: Plataforma Teams
Como se dá a construção da autoimagem de uma criança negra? O Coletivo Preto propõe uma conversa sobre “Representatividade Negra - de Criança a Adulto”, pensando narrativas positivas, autoimagem na infância e passando pelo Projeto IDENTIDADE, uma exposição fotográfica que apresenta ícones da cultura pop mundial representados por pessoas negras. 

Oficina: Teatro Para Surdos e Surdas - Introdução à Criação Cênica
Data: 22 e 23/10
Horário: 16h às 18h e 09h às 11h, respectivamente  
Grupo: Cia. Fluctissonante e Pomeiro Gestão Cultural (PR)
Local: Plataforma Teams
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
Esta oficina apresenta exercícios introdutórios de criação teatral em Libras para pessoas surdas com ou sem experiência na área. Através do uso da poesia sinalizada, as/os participantes irão criar uma breve composição cênica autoral inspirada em um texto de livre escolha.

Espetáculo: Sobre Figos e Folhas
Data: 22/10
Horário: 19h
Linguagem: Teatro
Grupo: Matula Cênica (ANS)
Local: Transmissão online no YouTube

Pensamento Giratório: Enquanto a Chuva Cai
Data: 23/10
Horário: 16h
Grupo: Cia. Fluctissonante e Pomeiro Gestão Cultural (PR), com grupo convidado INAI – Instituto Arte e Inclusão (GO)
Local: Plataforma Teams
O Pensamento Giratório proposto pela Fluctissonante pretende debater e aprofundar as reflexões que envolvem a produção de arte acessível e inclusiva, partindo da própria experiência e metodologia de criação empreendida pelo grupo em seus trabalhos. A proposta é estender esta abordagem a um aspecto mais amplo da arte cênica, refletindo inclusive o papel sociocultural de montagens como “Enquanto a Chuva Cai”.

 

É gratuito