Notícias

Qual é a relação entre alimentação e as doenças crônicas?

Diabetes, hipertensão, dislipidemias podem ser prevenidas e controladas com alimentos ricos em antioxidantes


Alimentos ultraprocessados são pobres nutricionalmente, ricos em açúcares e gorduras e têm sabor realçado por meio de aditivos químicos. O Ministério da Saúde aconselha evitar esse tipo de comida, e pesquisas divulgadas recentemente corroboram com essa ideia. Teses indicam a relação entre consumo de ultraprocessados e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e crônicas. 

Cerca de 52% da população brasileira tem alguma doença crônica, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo as mais prevalentes a hipertensão arterial, problemas na coluna, depressão e diabetes.

De acordo com a nutricionista do Sesc Anápolis, Raphaella Soares, as doenças crônicas podem ser prevenidas e controlada com alimento ricos em antioxidantes. “Os antioxidantes são substancias que têm a capacidade de proteger nossas células dos radicais livres produzidos em nosso organismo, além de contribuir com o aumento da imunidade e prevenção de doenças”, explica.

Frutas, vegetais e gorduras boas como abacate, azeite e castanhas, são exemplos de alimentos ricos em antioxidantes e devem ser consumidos por todos, com ou sem doença crônica. Já doces, bolos, sorvetes, carnes processadas, embutidos e bebidas alcoólicas devem ser evitados.

“Pesquisas apontam que os alimentos ultraprocessados estão diretamente ligados com aparecimento de doenças, eles causam essa reação pelo fato de serem hiperpalatáveis, ou seja, causam uma forte reação ao paladar”, destaca a nutricionista do Sesc Anápolis, Raphaella Soares.

Um alimento hiperpalatável é aquele em que a sinergia entre componentes do alimento, como gordura, sódio, açúcar e carboidratos, o torna mais saboroso. Pense em macarrão instantâneo, salgadinhos e pacotes de biscoitos, e em como é agradável comê-los. Contudo, esses alimentos são pobres em nutrientes e ricos em conservantes e sustâncias sintetizadas em laboratório.

Já dizia Hipócrates há mais de 2.400 anos: “que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Esta frase tão poderosa e cheia de significados segue firme até os dias atuais. A alimentação saudável é sinônimo de prazer, nutrição e saúde. O Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, recomenda uma alimentação baseada no consumo de alimentos in natura.

Confira a entrevista completa com a nutricionista do Sesc Anápolis, Raphaella Soares: