Notícias

Pandemia faz aumentar casos de bruxismo

Condição pode causar de desgaste dentário a dores de cabeça e deslocamento de mandíbula


Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) feito com estudantes universitários sobre os impactos da pandemia no estresse, no sono e na saúde bucal revelou que 30% dos entrevistados se consideraram muito estressados com a chegada da Covid-19. O levantamento avaliou alterações causadas na pele, nos dentes, glândulas, ossos e músculos localizados na boca, pescoço, cabeça e face. O resultado apontou um aumento em casos de bruxismo, que consiste em um movimento involuntário caracterizado pelo ranger e/ou apertar dos dentes. 

Segundo o cirurgião-dentista do Sesc Anápolis, Gustavo Henrique Sousa Costa, o bruxismo é uma condição que atinge cerca de 31% da população adulta e pode gerar danos irreversíveis aos dentes e algumas das consequências são:

- Desgaste dentário

- Trincas em esmalte

- Hipersensibilidade dentária

- Fratura de restaurações ou até mesmo do próprio dente

- Dores na musculatura da mastigação 

- Distúrbios na articulação temporomandibular - que pode gerar dores de cabeça ou até mesmo o deslocamento da mandíbula – entre outros

“O tratamento”, explica Gustavo, “consiste no controle dos sintomas e muitas vezes é necessária uma mudança no estilo de vida para a melhora da doença. O cirurgião-dentista também pode julgar necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para auxiliar no tratamento.”

O profissional explica que, de acordo com a literatura, os tratamentos disponíveis para pacientes com bruxismo são variados e vão depender de cada situação. Alguns dos tratamentos disponíveis incluem ajuste na mordida, utilização de placas oclusais e aparelhos específicos, injeção intramuscular de toxina botulínica e medidas para controlar a ansiedade e o estresse. 

“É importante ressaltar que cada caso é único, por isso é muito importante procurar um cirurgião-dentista e se informar sobre a melhor terapia indicada para o seu caso”, explica Gustavo Henrique.

Você sabia que o Sesc Goiás oferece atendimento odontológico nas unidades fixas de Anápolis, Goiânia (Campinas e Centro), Itumbiara, Jataí e em uma Unidade Móvel – OdontoSesc? O tratamento nas clínicas fixas é destinado aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes com o cartão Sesc atualizado.

Para usufruir do benefício é necessário fazer a pré-inscrição no site sescgo.com.br