Notícias

O que é Esclerose Múltipla e seus desafios?

O diagnóstico é basicamente clínico, complementado por exames de imagem, por exemplo, a ressonância magnética.


O Sesc Saúde em Dia realizará palestra com o tema:O QUE É ESCLEROSE MÚLTIPLA E SEUS DESAFIOS. O evento acontecerá no dia 24 de agosto, às 19h, no Sesc Centro, com entrada gratuita e oferece certificado de horas, a palestrante será a enfermeira Medical Science Liaison (MSL), Tatiana Andrade.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica e autoimune. Por motivos genéticos ou ambientais, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina que recobre os neurônios, o que compromete a função do sistema nervoso. Uma característica marcante da esclerose múltipla é a imprevisibilidade dos surtos. Em geral, a doença acomete pessoas jovens, entre 20 e 40 anos, e provoca dificuldades motoras e sensitivas.

Os sintomas e as crises inflamatórias normalmente duram algumas semanas e depois passam. As causas da doença ainda são desconhecidas, porém, sabe-se que a evolução difere de uma pessoa para outra e que é mais comum em mulheres e nos indivíduos de pele branca que vivem em países com climas temperados, incluindo Canadá, norte dos Estados Unidos, Nova Zelândia, sudeste da Austrália e Europa. 

As situações crônicas trazem grande desafios para o portador e sua coletividade, mas com a adequada difusão do conhecimento acerca da EM, seu diagnóstico e tratamento precoces, podemos ter um cenário futuro que estas pessoas não mais tenham sequelas permanentes e possam estar normalmente inseridas em seus círculos sociais e com chances de desenvolver todo seu potencial pessoal.

É importante manter a prática de exercícios físicos, embora não altere a evolução da doença, pois eles podem fortalecer os ossos, melhorar o humor, ajudar no controle do peso e contra sintomas como a fadiga. Quando os movimentos estão comprometidos, a fisioterapia ajuda a reformular o ato motor, dando ênfase à contração dos músculos ainda preservados e melhorando a qualidade de vida do portador.

As inscrições serão realizadas pelo site do Sesc Goiás e a palestra terá cerca de 80 minutos de duração para atender os Trabalhadores do Comércio/Dependentes e Público em geral, informações pelo telefone (62) 3933-1721 ou (62) 9680-2314 (Whatsapp).