Notícias

Aldeia Sesc de Artes promove encontro de crianças com escritores

Escola Municipal Paulo Teixeira, em Goiânia, foi palco da atividade que é uma extensão da programação Arte da Palavra


O maior evento cultural de Goiás, Aldeia Sesc de Artes, promoveu nesta quarta-feira, 11, um encontro das crianças da Escola Municipal Paulo Teixeira, em Goiânia, com os escritores Renato Moriconi, Marília Lovatel e Elizeu Braga. A atividade foi uma extensão do Arte da Palavra que abrange o BiblioSesc.

Mais de 140 crianças participaram do evento. O momento foi uma oportunidade para os meninos e meninas conversarem com os autores, tirarem suas dúvidas sobre literatura, aprenderem sobre fábulas e a língua portuguesa, além de conhecerem o trabalho dos escritores.

Segundo o escritor Renato Moriconi, existem várias formas de ler uma história. Ele explicou para as crianças que um livro pode conter apenas imagens ou textos e que a leitura destas obras pode variar conforme o leitor.

Durante a atividade, os autores também contaram para as crianças de onde surgiu as fábulas famosas contadas no mundo todo como “A Cigarra e a Formiga” e a “A tartaruga e a lebre”. As fábulas são composições literárias em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas como a fala e os costumes. Estas histórias geralmente terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.

“As fábulas nasceram na Grécia antiga e começaram a ser contadas por um escravo que se chamava Esopo. Ele era um bom contador de histórias e fez muito sucesso com suas fábulas conseguindo conquistar a sua liberdade com elas”, explicou a escritora Marília Lovatel.

Arte da Palavra no Sesc Centro

Ainda nesta quarta-feira, 11, a Arte da Palavre esteve no Sesc Centro, em Goiânia, promovendo mais experiências literárias ao público. Na Biblioteca da instituição ocorreu o encontro com os escritores Renato Moriconi e Marília Lovatel. Já na Varanda Sesc, o escritor Elizeu Braga realizou um recital com performance com poemas e memórias de narrativas que ensinam sentir o mormalo na respiração da cidade, rio e mata. Todos os eventos foram gratuitos.

Conheça mais

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. 

Aldeia Sesc de Artes

O Aldeia Sesc de Artes é um evento promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac de Goiás com o intuito de promover o intercâmbio cultural. Até o dia 20 de setembro, as cidades de Goiânia, Itumbiara e Jataí, terão muita música, apresentações culturais, oficinas e espetáculos. As programações do Aldeia Sesc de Artes são acessíveis com intérpretes de Libras em todos os shows e espetáculos.

Confira a programação completa clicando aqui.