Notícias

Mais de mil filmes estão inscritos na 19ª Goiânia Mostra Curtas

Sesc é parceiro do evento, que segue com inscrições abertas para laboratório avançado de roteiros audiovisuais


A 19ª Goiânia Mostra Curtas recebeu 1.003 inscrições. São 555 produções de ficção, 264 documentários, 123 experimentais e 61 animações. Os filmes foram enviados de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal, sendo que os com maior participação foram São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O número significativo de inscrições goianas demonstra o crescimento da produção audiovisual no estado, quando comparado aos demais. Não houve inscrições apenas do Acre, Amapá e Rondônia. A previsão é que os selecionados sejam divulgados no dia 22 de julho.

Segundo a diretora-geral do Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, a quantidade de inscrições na Goiânia Mostra Curtas revela que é preciso manter os esforços e dedicação para a realização desses festivais e formação de plateia. E isso não só em Goiás, mas em todo o Brasil.

“Esta é uma forma de reforçar a continuação da produção de curtas-metragens, discutir a importância dessas produções no Brasil e, assim, ampliar o espaço que já vem sendo conquistado no exterior. Isso sem mencionar que é o mercado cinematográfico o responsável pela grande parte da manutenção da indústria do audiovisual no País, movimentando a economia criativa, gerando capacitação de profissionais, com geração de emprego e renda”, afirma.

Este ano, a mostra competitiva se divide nas categorias: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação e 18ª Mostrinha. A participação é gratuita, e os curtas-metragens vencedores levam para casa o Troféu Icumam. Entre os prêmios estão também locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição. Os curtas-metragens da Mostra Brasil vão concorrer também ao prêmio de Melhor Filme, que será escolhido pelo Júri SescTV. Já o Melhor Filme das mostras será eleito pelo Júri Elo Company. Além disso, o festival terá ainda a Mostra Especial, que não é competitiva, mas temática.

Atividades e laboratório

A edição de 2019 planeja promover um ambiente totalmente voltado ao audiovisual, com presença de cineastas, produtores, distribuidores, exibidores e representantes do governo e de agências de fomento. Na programação, estão previstos filmes, lançamento literário, debate, encontro com realizadores, laboratórios de roteiros audiovisuais, painéis, masterclasses, oficinas e evento de network. A Goiânia Mostra Curtas continua em busca de novas parcerias para garantir a melhor realização do evento.

Até 17 de julho, o Festival segue recebendo inscrições de argumentos para consultorias individuais com os roteiristas Di Moretti, Renata Martins, Rosana Urbes e Thiago Fogaça, renomados nos cenários nacional e internacional. Podem participar no Laboratório de Roteiros Audiovisuais roteiristas, estudantes, profissionais de audiovisual e público em geral.

São 12 vagas, sendo três para cada um dos laboratórios oferecidos: Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário), Roteiro para Séries de TV (drama e humor), Roteiro para Websérie (ficção e documentário) e Roteiro para Animação. As atividades serão realizadas de 10 a 12 de outubro. Os melhores projetos receberão certificados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui

Parceiros

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor para garantir a realização da melhor forma possível. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional do Cinema (Ancine), com apoio da Unimed, Sesi-GO, Sebrae-GO, Fecomércio-GO e Sesc.