Notícias

Início das oficinas e atividades formativas foram os destaques do segundo dia do TeNpo 2022

As oficinas fazem parte da programação da Mostra e contribuem para a troca de ensinamentos, formação de novos artistas e incentivo a novas experiências culturais


O segundo dia da Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo) continuou bastante movimentado com várias apresentações artísticas e o início das oficinas. A partir desta sexta-feira (17/09), crianças, adultos e profissionais das artes cênicas puderam participar de atividades que abordam diferentes temáticas, de dramaturgia à técnicas circenses.  

Teve oficina de escrita dramática, visando profissionalizar e capacitar profissionais das artes cênicas, com o professor Altair de Souza. Contou ainda com exercícios para identificar as potencialidades criativas e fruição artística, ministrada por Ronei Vieira. E ainda uma introdução a arte de contar histórias, com Renato Izídio.

Para quem gosta de dança, teve oficina de “Danças Urbanas'', com o professor Bruno Miranda Broopz. A aula foi bastante animada e o público presente pôde aprender mais sobre musicalidade, ritmo e corporeidade do hip hop e do funk. Com o intuito de abranger públicos de diferentes idades, o TeNpo ofereceu oficina de “Dança, Criatividade e Consciência Corporal” para os idosos, visando promover uma melhor qualidade de vida e romper os estereótipos que envolvem essa fase da vida.

E, claro, teve muita arte circense com o Grupo de Teatro Limpando o Olho, com a oficina de malabares. Lembrando que ainda dá tempo de participar das atividades formativas, que seguem até domingo (19/06). 

A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo)  é uma realização do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com co-realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) e parceria com a Prefeitura de Porangatu e Secretaria da Retomada.

Conhecimentos que vão além do TeNpo

As oficinas e demais atividades formativas fazem parte do legado que a Mostra de Teatro tem deixado para Porangatu ao longo dessas 17 edições. Para a prefeita Vanuza Valadares, ao longo desses anos, as oficinas contribuíram na formação artística de vários porangatuenses, e é comum achar pela cidade os “frutos do TeNpo”, ou seja, pessoas que cresceram participando das atividades oferecidas pela Mostra e hoje contribuem de alguma forma para dar continuidade neste evento que é tão importante para o fortalecimento cultural da cidade de Porangatu.

Com o incentivo e capacitação proporcionado pela Mostra de Teatro Nacional, a cidade conta hoje com vários artistas locais que têm provado que, mesmo com as dificuldades, é possível fazer teatro no interior. A  cidade conta também com escolas de arte, grupos de animação, música e teatro.

Frutos do TeNpo 

O ator, produtor e professor Renato Izidio é um  desses frutos do TeNpo que se perpetuaram. Ele começou a frequentar os espetáculos e oficinas ainda quando criança, na fase escolar. E nesta 17ª edição participou como instrutor da oficina de Introdução à Arte de Contar Histórias. 

Segundo Renato, a Mostra Nacional de Teatro de Porangatu tem uma grande importância na sua formação artística, profissional e pessoal, e que o festival deixa um legado grande para a cidade. “Muitas pessoas nasceram do TeNpo, muitas pessoas tiveram contato com outros segmentos artísticos por meio do festival de teatro. Ele serve como um espelho, a oportunidade de os artistas do interior terem contatos com artistas de renome nacional”, pontuou. 

Grato pela oportunidade que a mostra deu a ele no passado, o ator está orgulhoso por hoje poder contribuir na formação de outras pessoas. “Me sinto muito feliz de ter participado como aluno do projeto e, agora voltando como oficineiro, me faz pensar de que todas aquelas vivências que eu fui atrás, busquei e pesquisei valeram a pena. Me deixa muito honrado porque é prova de que eu suguei ao máximo tudo que o festival pode oferecer”, completou. 

A volta das atividades, após 4 anos de pausa, é motivo de comemoração para Renato.“Para os artistas do interior, é um momento mágico, é um momento de capacitação, é um momento de troca, de networking com pessoas de diferentes lugares do Brasil”, celebrou a retomada da mostra.