Notícias

Icumam Lab abre inscrições para desenvolvimento de projetos audiovisuais do Centro-Oeste

Interessados podem se inscrever a partir de 13 julho. A sétima edição do laboratório acontece em outubro, pela segunda vez em formato online


Começam nesta terça-feira, 13 de julho, as inscrições para o 7º Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste, que acontece online pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia. O laboratório, que acontecerá entre os dias 5 e 15 de outubro, busca por projetos de longa-metragem ou séries na categoria ficção, representados, obrigatoriamente, por diretores e/ou produtores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O evento é co-realizado pelo Sesc Goiás.

Em 2020 foram 30 projetos audiovisuais do Centro-Oeste inscritos. A diretora do Icumam Lab, Maria Abdalla, espera a participação de um público com intensa pluralidade de projetos. “Queremos compor este laboratório com uma seleção de diversidade de projetos e participantes. Todos com o propósito do desenvolvimento audiovisual, criatividade, capacitação e de promoção da cultura, representando nossa região para o país e no exterior”, incentiva. 

Nesta edição serão selecionados seis projetos. Entre os critérios para seleção estão as qualidades artísticas e técnicas, factibilidade do projeto apresentado e viabilidade de produção, potencial e originalidade da proposta, estágio de desenvolvimento e qualidade dos materiais obrigatórios apresentados.

Na imersão online haverá palestras abertas ao público; consultorias gratuitas individuais e em grupo para os projetos selecionados; pitching; e premiação; além de atividades complementares. Os profissionais em capacitação terão acesso a tutores consolidados no mercado, com experiência em atividades de formação e em treinamento profissional. 

Além disso, produtores e diretores dos projetos selecionados poderão participar de atividades do BrLab, parceiro desde a primeira edição. É um dos mais expressivos e importantes laboratórios de desenvolvimento de projetos audiovisuais da América latina, que acontecerá simultâneo ao 7º Icumam Lab.

Em 2021, a novidade é a parceria com o Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, que investe em formação profissional e geração de conhecimento, atuando por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais. “É uma evolução dos projetos, um relevante salto qualitativo rumo ao nível de profissionalização internacional”, analisa Abdalla. 

Inscrição

Os projetos devem ser inscritos pelo site  http://www.icumam.com.br/lab_2021/ até 10 de agosto. Na página também é possível conferir todo o regulamento. A lista com os selecionados será divulgada no dia 9 de setembro de 2021. 

Premiação

O projeto de ficção de maior destaque no 7º Icumam Lab ganhará o valor de R$ 5 mil, concedido pelo Projeto Paradiso, para formação ou desenvolvimento do projeto. Haverá também premiações, como serviços de pós de imagem e correção de cor, oferecidos pela Mistika e DOT Cine; consultoria individualizada de pitching pela Vermelho Filmes; e consultoria de produção executiva da C/as4tro. 

Icumam Lab

Desde sua criação, em 2013, foram 54 projetos contemplados, com participação de 44 diretores, 44 produtores, 18 tutores, 13 palestrantes, 9 integrantes de comissão de seleção, 11 palestras, 2.329 inscritos em palestras, 123 envolvidos, 82 parcerias e participação do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dos projetos que já passaram pelo Laboratório, 24 estão em diferentes etapas de produção e finalização, e alguns já foram distribuídos e exibidos.

O Icumam Lab é uma realização e idealização do Icumam Cultural e Instituto, que também realiza os projetos Goiânia Mostra Curtas, Cinema Popular e o Curso de Cinema - Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais. Nesta edição, o Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste tem o apoio da Unimed; apoio cultural do BrLab e do Projeto Paradiso; a colaboração de Mistika, DOT Cine, C/as4tro, Vermelho Filmes; e co-realização do Sesc Go.