Notícias

Encerramento de oficinas presenciais e da Mostra Washington Novaes agitam cidade de Goiás no quarto dia do Fica

Mostras e apresentações artísticas continuam disponíveis nas plataformas digitais da Secult e site oficial do festival


O quarto dia do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi marcado pelo encerramento de oficinas e minicursos que foram realizados ao longo da semana, de forma presencial e online, e pelo final da exibição da Mostra Washigton Novaes, com as últimas produções apresentadas de forma presencial.

A partir de agora o Fica entra em sua reta final no fim de semana. Até domingo, as apresentações culturais e artísticas continuarão ocorrendo de forma presencial na cidade e também disponíveis nas plataformas digitais.

 

Oficinas presenciais

As oficinas “Argila e arte” e “Construção de bonecos com materiais reutilizáveis”, ambas presenciais, tiveram seus últimos encontros nesta sexta-feira. Durante toda semana, os participantes puderam conhecer na teoria e na prática um pouco mais do processo de criação dos artistas. 

Além disso, os encontros proporcionaram que cada um pudesse fazer suas próprias criações com materiais base oferecidos, aprendendo técnicas e aplicando o conhecimento dos artesãos. 

A artesã Anastácia, ministrante da oficina de construção de bonecos, fez uma avaliação positiva de todo o processo. “Eu gostei muito, tanto da participação e do interesse das pessoas e do produto final que eles fizeram também foi muito legal. Houve o entendimento tanto da proposta como da ideia geral que é o conhecimento de algumas técnicas para a reutilização de objetos”, pontuou.


Online

O quarto dia do festival também foi produtivo para os participantes dos  minicursos e oficinas online. Destaque para a área de audiovisual como os minicursos “Narrativas urbanísticas e arquitetônicas na produção cinematográfica” e “O ensaio como forma no cinema brasileiro”.

E ainda foram ministradas, algumas com continuidades as oficinas de “Produção audiovisual e mercado para filmes patrimoniais”, “Tecendo memórias em imagens e sons”, “Laboratório de Roteiro de documentários”, “Crítica cinematográfica”, “Ensaios sobre a direção de arte cinematográfica no Brasil” e “Uma prática com as imagens e as histórias dos lugares”.

Já o núcleo ambiental teve a importante mesa de debate “Patrimônio e natureza: questão ambiental em cidades históricas”. 

Algumas oficinas online também continuam até este sábado (18), além da palestra internacional “Meio ambiente e sociedade: a monocultura da vida e as sementes de esperança”, com Vandana Shiva . A programação completa está disponível no site oficial do Fica. 


Mostra Washington Novaes

Quem deu um até logo para o Fica foi a Mostra Washington Novaes. Foram exibidos, nesta sexta-feira, oito produções que finalizaram a mostra de forma presencial. Porém, todos os filmes continuam disponíveis no site oficial do festival.

Foram apresentados filmes brasileiros e internacionais: “Os ossos da saudade”;  “A praia do fim do mundo”; “A sad se spušta veče then comes the evening”; “Janelas daqui”; “Memórias submersas”; ,”O vazio que atravessa”;  “When the woodpeckers leave” e  “Tempo da flor”. 


Sala Sesc

Em seu primeiro ano como co-realizador do evento, o departamento nacional do Sesc disponibilizou os documentários, Grande canto (2021) de Michele Kaiowá, Natureza Fala (2016) de Ramusyo Brasil e as animações Konãgxeka: o dilúvio Maxakali (2016) de Charles Bicalho, Isael Maxakali e Ventos viajantes (2020), produzido Alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí (CE), para uma mostra on-line especial no Fica 2021. 

Os quatro filmes que integram a mostra Sesc estão disponíveis para o público no site do Fica até o próximo domingo (19).


Shows

E como já é tradição nesta 22º edição do Fica, a noite foi encerrada com boa música no Cine Teatro São Joaquim. 

Se apresentaram os músicos Juão Paulo, com um repertório de músicas românticas do MPB e sertanejo e Carlos Bluesman, tocando e cantando músicas autorais e outros clássicos do blues. 

Já MC Josef levantou a plateia com um show animado de rapfunk e o encerramento ficou por conta do grupo Mangaba Faceira, com o show Nosso Canto Nossa Voz, que colocou todo mundo para dançar.

Os shows presenciais continuam neste sábado (18), no Cine Teatro São Joaquim. É necessário retirar o ingresso na bilheteria do local com uma hora de antecedência. Todos os shows são gratuitos e é necessário a apresentação de cartão de vacinação contra a Covid-19. 

As apresentações online continuam disponíveis nas plataformas digitais da Secult Goiás e no site oficial do Fica.