Sesc Itumbiara realiza a oficina Dramaturgia do Ator

18 de nov a 22 nov, 2019
18:00
Sesc Itumbiara, Itumbiara

O Sesc Itumbiara recebe, dos dias 18 a 22 de novembro, o projeto Sesc Dramaturgias, com a oficina Dramaturgia do Ator. Ministrada pela atriz Daniela Leite, a oficina acontecerá das 18h às 22h e a inscrição é gratuita.


A carga horária é de 20h e a ação é voltada a artistas da cena e estudantes/pesquisadores do teatro, dança e performance, acima de 16 anos. As inscrições devem ser realizadas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na biblioteca da unidade.


Corpo ex-posto: exercícios autoficcionais


Cada vez mais, o artista é convocado a se colocar. Ele assume sua obra, seu discurso, se despe das personagens e, em seu nome, assume a “cena” para trazer sua visão de mundo, sua história, seu corpo marcado por essa jornada. Interessa nesse curso a emergência do real na dramaturgia do ator. Assim, buscamos experimentar a partir da escrita de si, das narrativas autoficcionais e das ações que colocam o depoimento como estratégia de criação cênica; compor dramaturgias com o enunciado autobiográfico, o corpo e o espaço. 


Os exercícios visam a confissão, desde um ponto de vista cênico, destacando seus principais elementos: o discurso em primeira pessoa, a proximidade e relação com o espaço, a dimensão física do ato da enunciação e a referência a um passado que é reinventado enquanto experiência. Uma provocação inicial: qual a sua frequência inevitável? Ou melhor, o que ocupa o seu corpo de modo frequente e inevitável?


Daniela Leite


Daniela Leite é atriz-pesquisadora no in-Próprio Coletivo, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea/Artes Híbridas, da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. Atua no grupo de pesquisa “Artes híbridas: intersecções, contaminações e transversalidades”. No bacharelado desenvolveu o estudo monográfico “Artaud: Corpo às avessas que dança em estilhaços”; no mestrado em Poéticas Contemporâneas a dissertação “Corpo Ex-Posto: Disparador de possibilidades na obra de Elisa Ohtake”. 


No doutorado a tese: “O que pode o Teatro como Poética do Acontecimento: Cartografias de Desejos e uma ode à Desobediência”. Circulou pelo projeto Sesc Palco Giratório 2016 com o espetáculo OraMortem, quando também ministrou a oficina de criação “Corpo e Luz: experimentações de grafias no espaço”, junto à iluminadora e atriz Karina Figueredo. Em 2017 ofereceu a residência artística Não Cabe Mais, Gente! pelo projeto Sesc Amazônia das Artes. 


No último biênio, tem atuado como professora do curso de atuação e direção na MT Escola de Teatro/UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso). Nesse mesmo período, realizou a pesquisa e construção do espetáculo in-Próprio para Dinossauros, no qual também é diretora e atriz. 


Serviço:

Oficina Dramaturgia do Ator, com Daniela Leite

Data: 18 a 22 de novembro

Horário: 18h às 22h

Local: auditório do Sesc Itumbiara

Inscrição gratuita

Informações: (64) 3430-5591

É gratuito